GovTech quer facilitar processos das prefeituras
O AprovaDigital, GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil, recebeu um investimento seed no valor de 4 milhões de reais da Astella Investimentos. Agora, a empresa passa a ter como membro de seu conselho Marcelo Sato, sócio do fundo. Com este aporte, a startup poderá crescer em todos os âmbitos. O time de colaboradores será dobrado, recebendo a contratação de mais de 40 pessoas, que vão atuar nos departamentos de sucesso do cliente, vendas e administrativo com foco na expansão do time de desenvolvedores. Além disso, o AprovaDigital expande sua área de atuação de três para oito frentes de trabalho na Gestão Pública. Abrangendo agora, as secretarias municipais de administração, saúde e finanças, ofertando processos digitais de vigilância sanitária, tributos, abertura e fechamento de empresas, compras e recursos humanos. A startup já vinha tornando digitais os processos de licenciamento de obras, licenciamento ambiental e comunicação interna de prefeituras por todo o país. Para o CEO e fundador do AprovaDigital, Marco Zanatta, o investimento seed realizado pela Astella Investimentos contribui não só para o crescimento dos serviços prestados pela startup, mas também melhora o posicionamento da empresa no mercado. “Receber esse aporte da Astella consolida o AprovaDigital como uma GovTech relevante no cenário nacional”, afirma Marco Zanatta, CEO do AprovaDigital.
Marco, como surgiu o AprovaDigital?
Fundei o AprovaDigital em 2017, para suprir uma necessidade que encontrei no mercado: desburocratizar os processos públicos para melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar o processo de licitação mais fácil e rápido.
Antigamente, para a tramitação de um licenciamento de obra, era necessário imprimir as imensas pranchas do projeto, levá-lo para verificação, e esperar que esse fosse protocolado e avaliado pela secretaria. Depois de todo esse processo (que demorava meses), o documento voltava com as alterações necessárias para ser aprovado. Realizadas as mudanças, você poderia protocolar o projeto novamente, passar por toda essa burocracia (de novo) numa reavaliação, e então ser seu projeto aprovado. Para agravar o problema, muitos engenheiros e arquitetos davam entradas em processos incompletos de propósito, para que furassem a fila da primeira avaliação enquanto finalizavam o projeto com as informações faltantes, esperando a solicitação de revisões. O ambiente de negócios das cidades esfriava, o aumento no trabalho dos servidores da prefeitura era significativo, e a fila de processos na qual os requerentes entravam só aumentava com o tempo.
Hoje, com o sistema do AprovaDigital, o processo é bem diferente. Não há burocracia em excesso, pilhas de papéis nas salas dos servidores, aceitação pela prefeitura de processos incompletos ou espera de meses para ver se o licenciamento de obras será, de fato, aprovado. Reduzimos esse prazo de 120 dias para 15 dias em Mogi das Cruzes – SP, por exemplo.
O que norteia a operação da Govtech?
Nosso foco é trazer a melhor experiência para requerentes e servidores da prefeitura. A chave é trazer as melhores práticas em outras empresas inovadoras e startups para a esfera pública. O software para o governo pode ser eficiente e bonito.
Como analisa esse mercado em nosso país?
Um mercado bem promissor, o espaço para crescimento é gigantesco: o Brasil tem 5.560 municípios e o orçamento combinado das cidades brasileiras excede 1 trilhão de reais. As compras de tecnologia por parte de governos, por outro lado, movimentam aproximadamente 25 bilhões de reais por ano no país, sendo que R$5 bilhões desse total vêm do Governo Federal.
A necessidade das soluções oferecidas pelas Govtechs vão ao encontro do dinheiro disponível para melhorar os serviços oferecidos à população, e otimizar a vida dos próprios servidores públicos das prefeituras. O ano de 2021 é animador para as Govtechs do país.
Você acredita que as Govtechs conseguirão reformar o Estado?
Acredito que sim, porque a digitalização vai ocorrer naturalmente. Conforme o tempo passa, novas e melhores soluções digitais surgem para desburocratizar e facilitar a vida do cidadão e da máquina pública. Os novos governantes e prefeitos, que assumiram no começo de 2021, entendem que a população está cada vez mais conectada em todos os aspectos e o impacto positivo que a digitalização das atividades da secretaria tem para os cofres públicos e meio ambiente.
O ato de mergulhamos no digital em 2020 e mudarmos completamente a forma de consumir, vender, solicitar serviços e trabalhar contribuiu muito para isso. Aceleramos um processo que estava ocorrendo. A prova disso é que em 2020 triplicamos o número de administrações municipais atendidas pelo AprovaDigital levando mais praticidade, qualidade de vida, sustentabilidade e economia para as cidades.
Qual o potencial das Govtechs para um futuro mais eficiente?
As Govtechs são a base de todo o stack tecnológico da sociedade. Da mesma forma como as fintechs são importantes para um mercado mais competitivo e eficiente, empresas e pessoas dependem das licenças e dos serviços da prefeitura para operar. É um espaço enorme para inovação e quanto mais inovação acontecer no privado, mais o poder público irá se adaptar, gerando novas oportunidades. São esferas que geram um ciclo virtuoso.
Vamos voltar para o Aprova. A ferramenta está presente em quantos municípios?
Quatro anos após nossa fundação, estamos em seis estados (SP, MG, PR, SC, RS, GO) e em 28 municípios. Nosso trabalho impacta positivamente a vida de +20 milhões de pessoas, trazendo eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.
A pandemia teve um papel preponderante na digitalização das prefeituras das cidades brasileiras?
Sim, apesar de entender que digitalizar e desburocratizar já eram tendências que vinham se fortalecendo ao longo do tempo no setor público, a pandemia foi um divisor de águas. Porque as pessoas não podem se deslocar repetidamente às prefeituras e precisam continuar protocolando seus projetos, atas, documentos. Então a administração municipal se viu obrigada a realizar essa adaptação no sistema para continuar normalmente com suas operações.
Os novos prefeitos estão abertos a essa mudança de paradigma no qual o Aprova está na dianteira?
Acreditamos que sim. Os novos prefeitos querem mostrar serviço e sabem do poder da digitalização para sua administração. Diversos candidatos propuseram a digitalização de serviços das prefeituras nos seus planos de governo. Além disso, entregar todas as outras promessas eleitorais num ano de aperto das contas públicas, como o de 2021, que segue um choque negativo na economia, só é possível poupando recursos. Essa economia de recursos, e a maior transparência de dados sobre o trabalho das secretarias da prefeitura, oferecidas por soluções como o AprovaDigital, permitem aos gestores municipais exatamente ter verba para entregar o que prometeram e estar melhor informados para quaisquer tomadas de decisão.
Qual a importância do aporte da Astella Investimentos para o seu negócio?
Receber um aporte de um fundo renomado como a Astella Investimentos é algo muito importante para nós. Vamos expandir nossa área de atuação de três para oito fluxos de trabalho nas secretarias municipais das prefeituras. As nossas soluções passarão a abranger as secretarias municipais de administração, saúde e finanças, ofertando processos digitais de vigilância sanitária, tributos, abertura e fechamento de empresas, compras públicas e recursos humanos. Já trabalhamos com os processos de licenciamento de obras, licenciamento ambiental e comunicação interna de prefeituras por todo o país.
Também vamos contratar 40 novos profissionais, que vão atuar nos departamentos de sucesso do cliente, vendas e administrativo, com foco na expansão do time de desenvolvedores para entregar quanto antes essas novas soluções de digitalização do trabalho às prefeituras.
Quais outras áreas são visadas para a expansão do Aprova?
Antes do aporte da Astella, o AprovaDigital já vinha tornando digitais os processos de licenciamento de obras, licenciamento ambiental e comunicação interna de prefeituras por todo o país. Agora, vamos expandir e atingir as secretarias municipais de administração, saúde e finanças, ofertando processos digitais de vigilância sanitária, tributos, abertura e fechamento de empresas, compras e recursos humanos.
Em 2020 o crescimento do Aprova foi triplicado. Em 2021 o ritmo será mantido?
Acreditamos que sim. Alguns cenários colaboram para que esse crescimento aconteça: Existe uma perspectiva boa para as Govtechs em 2021, se o PIB crescer os 3% esperados. Isso vai contribuir para uma tendência de crescimento no nicho, mas, estamos em período de pandemia. Precisamos ver como o mundo vai se comportar.
Pensando num futuro não tão distante, a ideia é tornar nossa marca um selo de desburocratização, transparência e eficiência no serviço público municipal, expandindo nosso atendimento para o Brasil todo, atraindo novos investidores e vendo prefeituras utilizando o AprovaDigital em diversas secretarias e inclusive nas regiões norte e nordeste, que ainda não atingimos.
Última atualização da matéria foi há 3 meses
“Trono de Cangalha” é um livro de profundidade
setembro 22, 2021Paulo Kucher analisa custo da construção
setembro 20, 2021Plamev Pet faz sucesso com serviços de saúde
setembro 20, 2021Rádio Itatiaia trilha um novo caminho para o êxito
setembro 17, 2021Instituto Geração SouL com um novo projeto
setembro 16, 2021Eduardo Valério avalia os processos sucessórios
setembro 15, 2021Vacinas.net com uma proposta de gerar valor
setembro 14, 2021Armando Kolbe Jr. fala sobre startups e fintechs
setembro 13, 2021CapTable conquista a confiança dos investidores
setembro 10, 2021Ricardo Martins fala do boca a boca no digital
setembro 9, 2021A Tudu quer reinar no mundo das retailtechs
setembro 8, 2021Pedro Carbone fala sobre educação e tecnologia
setembro 7, 2021
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments