Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Leme realiza investigação patrimonial bem assertiva

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Recuperar crédito no Brasil sempre foi uma tarefa difícil: além do tempo e da burocracia, aliada à ineficiência e demora no que tange à papelada e processos, há os altos níveis de inadimplência e a insegurança jurídica. Tanto é que, para tentar reverter este cenário, foi lançado o Indicador de Recuperação de Crédito, pela Serasa Experian, que exibe o percentual de dívidas pagas, a jornada de crédito de maneira integral, os números de negativação e a sua eventual recuperação.

Com a pandemia da Covid-19, cujos impactos ainda afetam o mercado global, bem como a disparada do dólar, o aumento dos combustíveis, o alto índice de desemprego e o abrupto impacto financeiro no fluxo de caixa das empresas de diversos setores da economia, o número de pedidos de recuperação judicial aumentou 50% em agosto, de acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, chegando na casa dos 111, contra os 74 do mês anterior, registrando o maior número de solicitações desde o início de 2021.

Anúncios

Com o propósito de dar assistência aos credores com dificuldades acerca de localização do patrimônio de devedores, desde o início da pandemia no Brasil, a Leme Inteligência Forense , de Curitiba, já localizou mais de R$ 6 bilhões em patrimônio, auxiliando, assim, empresas que buscam recuperar seu crédito.

“Para isso, nós realizamos uma investigação patrimonial para que, além de termos a oportunidade de localizar o patrimônio do devedor, também consigamos identificar evidências se houve fraude ao credor e, assim, auxiliar nossos clientes na estratégia para a recuperação de crédito”, comenta o CEO da Leme Inteligência Forense, Valdo Silveira.

Para executar o serviço de inteligência, a startup especializada no assunto utiliza ferramentas tecnológicas próprias e inovadoras com estruturas em IA, Big Data, e Machine Learning, desde o começo do processo, com destaque para as análises preliminares do devedor, como a coleta de dados gerais, cujo resultado costuma ser apresentado em formato de “relatório de indícios e evidências”, contendo endereço, dados de participações societárias e até um diagrama de vínculos pessoais, empresariais e familiares.

“Embora a tendência seja que na fase de análise para concessão de crédito já tenham sido coletadas informações, fornecidas diretamente pelo tomador/devedor, é importante validá-las em bases de dados disponíveis. Importante destacar que, dentro dos ditames da Lei Geral de Proteção de Dados, o setor de recuperação de crédito se enquadra na hipótese do legítimo interesse, estando em perfeita conformidade tal coleta, desde que respeitada a forma de tratamento”, salienta Silveira.

Neste sentido, ele alerta que os departamentos de cobrança massificados, os quais, por mais especializados e bem estruturados que sejam, normalmente enfrentam dificuldades no gerenciamento de buscas extrajudiciais, pois estas exigem muito mais acompanhamento que pedidos realizados em juízo.

Anúncios
Leia ou ouça também:  Mulheres querem pagar as próprias contas

“Para esse fim, existem plataformas que facilitam a promoção das buscas, com uma gestão completa do processo de solicitação e encaminhamento da documentação resultante em âmbito nacional, o que faz com que o credor tenha o trabalho apenas de apontar a direção, as ferramentas tecnológicas que desenvolvemos e utilizamos em nossos projetos de investigação – Plataforma de Busca de Ativos -, são disponibilizadas aos nossos clientes para que eles mesmos possam investigar seus devedores”, finaliza.

Saiba a Leme Inteligência Forense:

A Leme Inteligência Forense tem know how de mais de 10 anos de experiência. Contando com a marca de mais de 1.600 empresas atendidas, e no cenário que estamos vivendo tem se destacado cada vez mais no setor tecnológico, sucesso que é resultado do uso das ferramentas corretas e do melhor direcionamento na tomada de decisões.

Diante de um novo cenário que vem se desenhando com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em que a legislação relativa à segurança da informação está se tornando mais rígida, a Leme Inteligência Forense preocupa-se em manter sempre suas ações dentro das premissas da LGPD e das normas de compliance.

Temos orgulho de atender grandes empresas em vários segmentos como industrial, financeiro, jurídico, agronegócio entre outros, com projetos que conquistaram um alto nível de satisfação junto aos clientes.

A Leme utiliza uma metodologia inovadora no mercado, aliada a modernas ferramentas tecnológicas, com aplicabilidade em diversos cenários, permitindo a personalização de acordo com a dificuldade do cliente, sejam situações como Due Diligence para M&A e análise de fornecedores ou soluções do crédito à cobrança.

Anúncios

*Com participação da jornalista Nicole Thuler.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights