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matter&Co em expansão para SP e nordeste

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Ontem foi realizado um evento elaborado pela matter&Co., no Hotel Pullman Vila Olímpia. O evento corporativo Fazendo a Diferença: Fórum de Alta Performance, reuniu empresários e executivos interessados em estratégias de alta performance nos negócios. Entre os speakers estão atletas de sucesso, como os medalhistas olímpicos Gustavo Borges, Téo Laborne, Fernando Scherer e Carlos Aldan, membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review. Os mediadores foram Roque Almeida, CEO-founder da matter&Co, e Carol Gilberti, jornalista, investidora e empreendedora. A mente à frente do projeto e CEO da matter&Co é o já enunciado Roque Almeida, empresário mineiro com mais de 25 anos de experiência em gestão multidisciplinar de negócios e fundador da Smart Business Lab, consultoria de estratégia e gestão de negócios, que tem sede em BH e filial em São Paulo (SP) e Maceió (AL). Sua carreira começou aos 14 anos, como contínuo no Banco de Brasília – BRB, e continuou crescendo até a fundação do próprio negócio em 2010, tendo passado por grandes empresas, como Copasa, Unimed, Cimentos Liz e Instituto Inhotim. Assumir diversos cargos de liderança em diferentes áreas e setores deu a Roque uma visão multifacetada dos negócios, a qual ele levou à Smart Business Lab e agora à matter&Co. “Comecei do zero porque criei um método único de ativação de empresas”, afirma o empresário.

Roque, quais são as empresas que compõem o grupo matter&Co e como cada uma contribui para o ecossistema de inteligência de negócios?

Lançada no início de 2022, a matter&Co é um grupo empresarial e ecossistema de inteligência de negócios. São sete empresas de Belo Horizonte (MG) – Smart Business Lab, Jumppi, IN3, GO! Intelligence, Umanse, BeePo e Calebe_ – com expertise em áreas complementares conectadas para liderar o desenvolvimento de inteligência de negócios na capital, com previsão de faturamento de R$ 22 milhões neste ano.

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Reuni empresas que, primeiro, são complementares em termos de produtos e serviços e, segundo, são altamente relevantes para a sustentação do desenvolvimento empresarial. A matter&Co conecta inteligências diversas para entregar ao cliente as soluções que ele precisa agora para prepará-lo para o futuro. Nosso grupo tem um forte núcleo de gestão e, com essa integração, poderemos realizar projetos de aceleração de empresas que seriam inviáveis com uma atuação individualizada. Vamos expandir o protagonismo de Belo Horizonte no mercado de inteligência de negócios, atraindo investidores do eixo Rio-São Paulo.

Juntas, as empresas que compõem a matter&Co já realizaram mais de 1.600 projetos para clientes de 24 estados do Brasil e outros cinco países, somam mais de 90 profissionais nas equipes e preveem um faturamento de R$22 milhões em 2023. Entre os clientes do grupo estão marcas de segmentos diversos, como Real Estate, saúde, varejo, tecnologia, serviços, indústria e outros – a exemplo da Natura, Unimed, Materdei, Pfizer, Instituto Ayrton Sena, Instituto Arapyaú, Siemens, ROCHE, BECKMAN COULTER, Fiat, Camponesa, Ambev, Petrobras, Vale, ALE, Sesc, FGV, Unimed, FIEMG, Gerdau, Arauco, CEMIG, FDC, Unopar, Abbott, BioMerieux, Thermo Fisher, ONU, Fiocruz, Suzano, Urba/MRV, Lider Interiores, Méliuz, Águia Branca. Todas as organizações combinadas criam o ambiente ideal para evoluir a visão empreendedora e construir um futuro sustentável e colaborativo para os negócios.

Fale um pouco mais sobre elas?

Smart Business Lab

Empresa de consultoria em estratégia e gestão de negócios fundada em 2010, por Roque Almeida, para levar os negócios a um próximo nível, através de planejamento estratégico, valuation, plano de negócios, análise de viabilidade, evolução de processos, entre outros. Saiba mais em smartie.com.br. “Quando analisamos os casos de sucesso dos nossos projetos, identificamos um padrão entre eles: pessoas preparadas, alinhadas cultural e estrategicamente, e com a vontade de fazer a diferença. Com isso, quando trazemos nosso time, método e ferramentas, o resultado só pode ser exponencial”, afirma Marjole Coletro, sócia-diretora da Smart. Marjorie é graduada em engenharia de Produção pela UFOP, pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Fumec e pós-graduando em Gestão Estratégica com ênfase em finanças pela Fundação Dom Cabral.

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Umanse

Empresa de gestão de pessoas, fundada em 2019 como uma spin-off da Smart. Através de Recrutamento e Seleção, a Umanse encontra os talentos que vão qualificar a mesa dos clientes em seus negócios, valorizando as conexões humanas e unindo cada perfil às oportunidades ideais. Em 2023, lançou o seu mais novo produto, a Jornada Umanse, que através de diversas ferramentas exclusivas e aprimoradas de business partner, auxilia líderes na gestão estratégica de pessoas. A Jornada Umanse apoia gestores de diferentes áreas de uma empresa a entenderem e formatarem estratégias para atração e retenção de talentos. A Umanse tem como sócia-diretora a Patrícia Schneider, formada em Informática Industrial pelo CEFET – MG, administração pela UFMG, com pós em Finanças pelo IBMEC e mestre em Gestão de RH na Universidade de Lisboa, Portugal. Saiba mais em umanse.com.br.

beePO

Empresa de BPO Financeiro que entrega um serviço de gestão financeira inteligente. A beePO assume as operações de rotina das empresas, entregando-as com agilidade, qualidade e economia. Saiba mais em beepo.app.br/wp. Fundada em 2014 por Roque Almeida como spin-off da Smart Business Lab, tem como sócio-diretor executivo, Fernando Giberti, mestre em administração, especialista em tecnologias gerenciais, graduado em administração de empresas com especialização em marketing. “Mais que execução eficiente, a gestão financeira de uma empresa pede visão estratégica, para reduzir custos, otimizar recursos e identificar oportunidades.”

Go! Intelligence

Consultoria de inteligência de mercado que contribui para o planejamento e a tomada de decisão mercadológica de empresas, expandindo seus negócios e criando alternativas de competitividade para seus produtos e serviços. Fundada em 2018 por Leandro Rocha, mestre em administração de empresas com ênfase em inteligência competitiva, professor de inteligência de mercado, inovação, neurobusiness e comportamento. “As marcas, produtos e serviços que prosperarão no presente e no futuro são aquelas que melhor compreendem as mudanças, detectarem quais são os comportamentos emergentes e agirem rapidamente sobre eles”, afirma.

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IN3 Inteligência

Empresa de ciência de dados para inteligência de mercado, a IN3 disponibiliza informações estratégicas e insights para que empresas de diversas áreas possam decidir, planejar e agir sobre seu ambiente competitivo, considerando público alvo, concorrentes, canais e todos os demais stakeholders representativos para o negócio. Com 14 anos de atuação, a IN3 tem como sócios diretores Leandro Rocha, especialista em Inteligência Competitiva; Roque Almeida, administrador especialista em negócios e inovação; Glauber Almeida e Jeferson Anjos, especialistas em Inteligência Artificial. “A IN3 cumpre o papel de municiar as empresas com o ativo mais importante para a competitividade empresarial neste momento, que é a informação estratégica. A vantagem competitiva das organizações está diretamente ligada ao uso inteligente desse recurso”, afirma Roque Almeida.

Jumppi

Empresa de inteligência e pesquisa, que realiza pesquisas acadêmicas e de mercado. A Jumppi entrega aos seus clientes informação acurada e valiosa para tomadas de decisão. Saiba mais em jumppi.com.br. Fundada em 2003 por Matheus Lemos, doutor e mestre em Administração, especializado em Marketing e professor universitário com mais de 15 anos de experiência em planejamento e análise de pesquisas de opinião e de comportamento de consumo. “Informação é aprendizado, e as empresas que aprendem são aquelas que continuam competitivas”, diz Lemos. Neste ano a Jumppi completa 20 anos e lançou um novo portfólio de produtos.

Calebe_

A Calebe_ é uma empresa de Branding e Estratégia que possui soluções de design, tecnologia e marketing digital. Fundada em 2010 por Calebe Bezerra, designer gráfico e publicitário, especializado em criatividade pela University of Texas. “São 13 anos cheios de histórias que passaram num piscar de olhos. Começamos pensando grande e dali fomos crescendo. Escolhemos fazer da vida o que gostamos, mas só gostamos porque sabemos fazer bem. Dizemos trabalhar com ideias, mas há um contrassenso – aprendemos que elas preferem vir quando não estamos trabalhando. Nossas metodologias preferidas não são de hoje, mas estão afiadas como nunca.”

Movimento Faça a Diferença

A matter&Co acredita que é preciso fazer a diferença para quem quer fazer diferente. Extrapolando o negócio, o grupo coleta, analisa e compartilha conhecimentos e ferramentas, além de promover conexões para que o público, em geral, possa ter acesso às tendências e oportunidades para 2023. Saiba mais em https://matterco.com.br/.

Quais são os principais serviços oferecidos pela Smart Business Lab e como eles auxiliam as empresas a alcançar um próximo nível de sucesso?

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Sobre a Smart (originária da matter) nasceu em 2010, como foco na inteligência de negócio ou laboratório de negócio, e o objetivo de unir as várias áreas de gestão (empresa com capacidade para falar de finanças, pessoas, comercial, operacional, logística); A base de conhecimento na carreira executiva em liderança nessas várias áreas; O foco originário foi na estratégia de negócios e gestão: pensamento de multidisciplinaridade e multiespecialidade que hoje está ainda mais consolidado já na matter&Co; Somos uma empresa que acompanha a jornada e influencia diretamente no sucesso do cliente: temos então pesquisa de mercado, ciência de dados, bpo financeiro, branding, business partner e hunting. E ainda estamos em busca de novas pessoas para complementar esses tentáculos. Nossa base de entendimento de negócio já é diversa, o grupo de pessoas é diverso: acreditamos na diversidade não só de gênero, de formação, das mais diversas orientações e experiências. Seja o mundo BANI ou VUCA.

Como a Umanse, empresa de gestão de pessoas, atua na qualificação e seleção de talentos para os clientes da matter&Co?

Em relação à recrutamento e seleção, nós trabalhamos de duas formas, quando o cliente tem a necessidade de contratação e trabalhamos com vaga avulsa spot, ou também que é o melhor modo, nosso diferencial, que é o pacote de vendas. Ajudamos o cliente a projetar quantas pessoas ele vai precisar ao longo de um ou um período e dimensionamos créditos, ao invés de contratar para ajudar na seleção de apenas uma vaga, fazemos todos os processos de recrutamento e seleção, definimos a executiva da conta, mergulha no que é a cultura da empresa, e além de fazer o processo para as vagas a medida que o cliente vai precisando, essa analista é capaz de identificar pessoas com o perfil da empresa e mandar o candidato de forma ativa para o cliente, mesmo quando não há uma vaga aberta. Os pacotes de vaga são a venda de crédito para o cliente de forma que ele pode dividir o custo em 12 vezes e o tratamento é personalizado.

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Em relação a qualificação, quando o candidato já está na empresa, temos a jornada Umanse, que é a aplicação da jornada do colaborador, todas as ferramentas de RH: treinamento introdutório, avaliação de desempenho, programa de cargos e salários, estruturamos e aplicamos nas empresas para identificar o perfil dos colaboradores, não só quando tem área de RH, mas juntamente com os líderes, que contratam, dão feedback, toda a aplicação das ferramentas apoiando o líder, qualificando ele e dando esse apoio. Além das ferramentas, temos treinamentos também necessários para que o colaborador performe da melhor forma possível.

Quais são os principais benefícios e vantagens oferecidos pela beePO como uma empresa de BPO Financeiro?

Diferentes dos outros BPOS financeiros que têm origem em empresas de contabilidade, a beePO tem origem na Smart, empresa de consultoria, e ao longo dos anos, se apropriou de toda tecnologia, conhecimento, inteligência, metodologia, ferramentas da consultoria para aplicar efetivamente a gestão financeira dos seus clientes. Na ponta isso significa que conseguimos entregar para os clientes uma gestão financeira com foco mais gerencial do que contábil e isso tem uma implicação muito importante não só pelo tipo de entrega, mas pela profundidade de análise, de relatórios, de gestão financeira que a gente traz para os negócios. Então é um BPO financeiro muito focado na inteligência financeira, buscar por meio dela, dar melhores direcionamentos a tomada de decisão, um dos pontos centrais que diferencia a beePo do mercado.

Outro ponto é o envolvimento com o negócio do cliente, não fazemos uma gestão financeira distante do cliente, muito pelo contrário, os nossos analistas e especialistas financeiros são todos treinados e capacitados e por meio da nossa metodologia própria aproximamos nosso time da realidade do negócio do nosso cliente. Passamos a entender do mercado e do negócio do cliente, das características do negócio para que consigamos dar melhor direcionamento de gestão financeira para as empresas. Trazer o olhar do dono para nosso processo interno, de fato nos envolvemos com o cliente para estar mais próximo da realidade do cliente. Com essa visão de querer se aproximar mais do negócio, nossos analistas são dedicados a realizar todas as atividades da gestão financeira do negócio de ponta a ponta: responsável por contas a pagar, contas a receber, conciliação bancária, emissão de relatórios, todo o processo de gestão financeira da empresa.

Diferente de outras empresas de contabilidade, onde esse processo é todo particionado, tem uma pessoa para cada tarefa desta e no final da história ninguém conhece do negócio e da realidade a fundo da empresa. Nossos analistas são totalmente dedicados ao cliente. Outro diferencial é que além do analista financeiro, nosso cliente também conta com um outro profissional dedicado que é o head financeiro, como se fosse o gerente financeiro do negócio nosso cliente, atua de forma mais proativa, é uma pessoa com nível de conhecimento mais aprofundado sobre gestão financeira, que vai trazer insights, orientação, apontamentos e análises mais robustas para orientar o cliente, tanto gerente financeira, mas também de forma consultiva para o cliente. São 12 anos de experiência em gestão financeira, faz muita diferença, pois, já testamos, já validamos modelos, usamos muitas ferramentas e sabemos o que vai dar certo ou não, então conseguimos de fato fazer um processo de entrada para o cliente de forma mais assertiva, mais suave, todo processo de transição é realizado em curto prazo, no máximo em um mês o cliente já consegue transferir todo o processo de gestão financeira para a beePo, sem transtornos, pois, cuidamos de todo o processo para ele.

Sabendo que todo esse approach que temos de inteligência já é aportado para o cliente logo de curto prazo. Ferramentas como realizar um orçamento empresarial já são pontos de partida para auxiliar o cliente em seu planejamento, na definição de metas, geração de indicadores… Ferramentas importantes que trazemos logo de início para o cliente, qualificando e preparando a gestão do nosso cliente. Trabalhamos com muita segurança e transparência, então nossos processos são muito controlados e rigorosos para que possa dar mais segurança a gestão financeira do cliente, que está sempre bem informado, é participativo no processo e tenha segurança sobre o que estamos fazendo e se estamos fazendo de forma correta, além de sermos super abertos ao diálogo.

Por que a Jumppi é especializada em pesquisas acadêmicas e de mercado?

Especializada em pesquisas acadêmicas e de mercado, com 20 anos de experiência, liderada por equipe de profissionais e diretores que têm vivência profunda com mestres e doutores no ambiente acadêmico o que traz know how grande e conhecimento avançado no emprego métodos científicos, aptidão em realizar estudos com amostras complexas, representativas, conseguimos dialogar com várias áreas do conhecimento: epidemiologia, economia, segurança pública, sociologia, demografia, compreendendo e aplicando as melhores práticas das pesquisas acadêmicas. No que se refere a pesquisa de mercado, essa é a formação específica da nossa diretoria, com mais de 20 anos na atuação na área de marketing e sólida formação, especialista em gestão de branding, pesquisas de avaliação de jornada do cliente e mapeamento de mercado concorrencial.

Quais são as soluções de design, tecnologia e marketing digital oferecidas pela Calebe_?

Temos os processos de marca que são: diagnóstico, marca de concorrência, cadeia de geração de valor, relação do produto com marca, extensão da marca, arquitetura de marca, e quando tem várias marcas dentro da organização, linhas de produtos, e fazer os ajustes necessários em branding (estratégia da marca, personalidade, propósito, modelagem), quanto na parte de design (identidade visual, criação de nome e papelaria).

O segundo bloco das soluções que oferecemos é referente ao de produtos digitais: diagnóstico, usabilidade, qualidade, melhoria de performance e construção de produtos (sites, aplicativos e aplicações web) de média complexidade que é o nosso nicho, produtos que façam mais pelo usuário. Sistema de orçamento, carrinho personalizado, sistema de software ou outra função específica que ele faça.

E por fim, o terceiro pacote de soluções se refere ao marketing digital que envolve planejamento de conteúdo, redes sociais, estratégia de conteúdo e até execução internamente ou comitê de apoio que faz recrutamento de profissionais específicos da área e acompanha a execução dele.

Como essas soluções contribuem para fortalecer a marca e a estratégia das empresas?

A lógica de construção do próprio grupo, a visão longitudinal da jornada de crescimento do cliente, de resolver o problemas sem criar colaterais maiores do que o problema resolvido. É a lógica por trás do porque fazer essa estratégia full service, com mais negócios aglutinados e complementares, porque os problemas estão cada vez mais complexos, é impossível resolver problemas de maneira trivial em um mundo tão ambíguo e complicado, e nossa visão é juntar essa energia essas forças e fazer isso via parceria, tem que pilotar uma cadeia com muitos interesses, então para que funcione um exercício de compartilhamento de inteligência sobre vários aspectos sobre a lógica de negócio passa por uma liderança forte que é um ponto que a gente acredita.

Por que a matter&Co acredita no movimento “Faça a Diferença?”.

O cliente como estrela do norte, como foco, só o sucesso dele interessa de fato a alguém que está se predispondo a ajudar empresas. Só entregar o serviço spot, só entregar o plano estratégico, BI estruturado ou pesquisa de mercado isolado não são mais o suficiente para fazer a empresa andar. O cliente quer um companheiro na jornada, por isso acreditamos nesse ecossistema. Tocamos clientes hoje com 7 projetos ativos, desde desenvolvimento de pessoas até estratégias. Por isso esse movimento esteja tão ativo.

Como o grupo coleta, analisa e compartilha conhecimentos e ferramentas para promover tendências e oportunidades para o público, em geral, em 2023?

Não tem como não dizer que temos ritos e transferência de conhecimento entre as áreas, umas das empresas, a Umanse que amarra, desmistifica, organiza e entrega a cultura dos negócios. Essa é a grande força. Temos facilidades e ritos de gestão que propiciam essa troca de conhecimento sem que os egos e as culturas de cada negócio atrapalhem. E nasceram produtos muito interessantes, que entregamos embarcados dentro dos projetos, como o business plan da Smart, que é um produto antigo que temos dentro de casa, uma estruturação de construção de análise de negócios, análise de tendência da Jumppi também, IN3 tem o decision paimon e o easy paimon, produtos organizadores de dados secundários que entregam ao cliente vantagens competitivas, a Jumppi tem o Customer Insights, que faz com que cliente tenha um insight do seu público alvo e o GeoJummpi que faz referência de geolocalização dos clientes dependendo da decisão que ele toma, smart data que é um grande organizador de balanços de empresas comparáveis dentro do próprio site da smart, de domínio público e gratuito para o cliente. Como método organizacional para ter essa troca, temos a Umanse ajudando e para fora estão nascendo outros tantos produtos em função dessa rica troca de experiências.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


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