NEOOH cria instituto para combater desigualdades
A NEOOH, uma das líderes e principais empresas de mídia OOH do Brasil, reforça seu compromisso social com a criação do Instituto NEOOH. A operação terá foco em projetos que promovam igualdade e dará suporte a iniciativas baseadas em pilares como educação, inclusão, diversidade e equidade de gêneros. De imediato, o Instituto NEOOH assumirá a responsabilidade por investimentos em diversas entidades e causas que já vinham sendo apoiadas pela empresa, como a parceria de mais de 20 anos com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); o patrocínio a bolsas de estudos em parceria com a Kroton; e o suporte financeiro ou de mídia a causas de ONGs e entidades como Instituto Mano Down, Graacc, Centro CAPE, entre outras. Ampliando significativamente os recursos destinados ao Terceiro Setor, a NEOOH anuncia que, já a partir de fevereiro deste ano, 1% do seu faturamento será revertido ao Instituto, que será responsável por selecionar e realizar as doações desse montante aos projetos pré-selecionados. “A NEOOH tem em seu DNA o apoio a inúmeras causas sociais e já realiza doações recorrentes há décadas para algumas instituições. Agora, vamos aumentar significativamente o volume de recursos financeiros, além de profissionalizar essa operação com foco no combate à desigualdade social em suas mais diferentes formas”, explica Betania Chebly, que assume a presidência do Instituto NEOOH.
Betania, quando e como surge a ideia do Instituto NEOOH?
A cultura da doação já faz parte do DNA da NEOOH há muito tempo. Em 2022, porém, percebemos que essa prática era muito instintiva e pontual, e seria possível fazer um trabalho muito mais amplo, robusto e profissional. Foi justamente daí que surgiu a ideia de criarmos o Instituto NEOOH.
Quais serão os focos do Instituto?
O foco principal do Instituto NEOOH será o de apoiar, de diversas maneiras – seja por meio de doações diretas ou gerando visibilidade –, iniciativas que ajudem a promover maior igualdade social. Neste primeiro momento, selecionamos quatro pilares prioritários dentro desse enorme universo, concentrando nossos esforços em projetos voltados às áreas de educação, inclusão, diversidade e equidade de gêneros.
A NEOOH já detinha esse compromisso social antes mesmo do Instituto?
Ela já está presente em nossa empresa há mais de 20 anos, com contribuições periódicas para algumas instituições, como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), GRAACC, Mano Down e Instituto Ayrton Senna, entre outras. No começo do ano passado, também realizamos o apadrinhamento de 100 alunos junto ao Grupo Kroton, oferecendo uma bolsa de 100% em cursos técnicos de diferentes áreas para jovens que não tinham condição financeira para bancar seus estudos. Agora, iniciativas como essas ganharão um suporte ainda mais estratégico e estruturado, com o início das atividades do Instituto NEOOH.
Por que a cultura de doação é essencial em sua visão?
Agir de forma positiva e contribuir de forma efetiva com a sociedade é, no nosso entendimento, uma obrigação das empresas que possuem condições de fazê-lo. A doação por parte da iniciativa privada é, sem dúvida, um dos caminhos mais efetivos para reduzir a extrema desigualdade social no Brasil.
Quais pilares devem moldar a cultura de doação do Instituto?
Além de buscarmos iniciativas que promovam a igualdade de gênero, diversidade, inclusão e educação, buscaremos empresas sólidas e que sejam referências nesses setores, para que possam utilizar de suas expertises para maximizar o retorno de nossas doações.
Como a expertise da empresa será agregada no Instituto?
Além da doação de 1% do faturamento da empresa, a NEOOH vai utilizar seus ativos e a grande cobertura de mídia para impactar diariamente milhões de pessoas com campanhas de instituições do Terceiro Setor, algo que sempre fizemos, mas que agora iremos intensificar e potencializar. Em paralelo, vamos usar nossa expertise em projetos Phygital, que unem o melhor dos mundos físico e digital, para criarmos pontos de coleta de doação através de totens multimídia instalados em muitos dos principais aeroportos, terminais de passageiros e outros locais que possuem a presença da NEOOH. Nossa intenção é não só incentivar, mas também facilitar a interface para doações. Muitas pessoas têm vontade, mas não sabem como doar. Nosso intuito é justamente ser a ponte para facilitar estas doações.
Quais são as primeiras ações do Instituto para 2023?
Neste primeiro trimestre de atuação, iremos definir as instituições que receberão investimentos, além de criar estratégias de comunicação e ações em conjunto com cada uma delas. Paralelamente, desenvolveremos toda a mecânica para a instalação de um grande circuito de totens multimídia digitais que funcionarão como pontos de doação fixos, presentes nos principais aeroportos do Brasil. Nosso objetivo é implantar os primeiros totens já no início do segundo semestre.
Existem parcerias para essas ações?
Nosso objetivo é criar uma grande rede de doações em todo o Brasil. Para expandirmos o projeto do circuito de totens multimídia voltados para a doação, entendemos que parcerias estratégicas com empresas de hardware, telefonia e meios de pagamento podem ser extremamente estratégicas e serão muito bem-vindas.
Ainda falando em parcerias, como elas agregarão valor para que o projeto seja bem-sucedido?
As parcerias serão catalisadoras do processo, possibilitando uma expansão ainda mais acelerada da cobertura de nosso projeto digital.
A palavra inclusão é uma das forças que estão presentes no Instituto NEOOH. Como definiria essa inclusão?
Inclusão é promover a igualdade de oportunidades. É justamente isso o que buscaremos nas instituições parceiras do Terceiro Setor: projetos que permitam uma evolução de segmentos da nossa sociedade que hoje encontram-se em posição desfavorável.
O que vislumbra para o Instituto nos próximos anos?
Vislumbramos um oceano imenso de oportunidades para fazer a diferença na vida de muitas pessoas. É justamente com o espírito de ajudar nesse processo que pretendemos aumentar a cada novo ano o poder de atuação do Instituto NEOOH.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
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