Nion inspira o mercado latino das insurtechs
A América Latina passa a contar com uma nova startup de presença global, a Nion. O objetivo da Insurtech, cujo CEO na região é Thiago Soares, é impulsionado por modelos de negócios replicáveis globalmente, cocriação de iniciativas digitais para o universo de seguros e inspirar o mercado através da comunidade de profissionais de seguros que tenham o desejo de transformar o futuro da indústria. “Hoje, umas das principais tendências no mundo dos seguros é a transformação digital, com foco na ‘expectativa do cliente’”, afirma Soares. “Ao invés de criar um produto dentro da empresa e depois oferecer ao cliente final, as seguradoras estão trabalhando para analisar a necessidade do cliente e, depois, desenvolver um serviço. É uma mudança importante no segmento e queremos auxiliar as Insurtechs a empregarem suas inovações”. Com mais de 17 mil seguidores em sua newsletter no LinkedIn, liderada pelo CEO Global, Dogan Kaleli, a Nion Network quer fortalecer uma sólida rede de contatos com o início de sua atuação na América Latina: são mais de 500 oportunidades de produtos, inovação e transformação digital em seguros. Atualmente, a Insurtech conta com 100 empreendedores inovadores mapeados no seu network global, distribuído entre 15 países que a marca atua. “Atuamos em mais de 10 segmentos no nosso ecossistema e, atualmente, estamos em negociação com grupos seguradores e Insurtechs”, conta o CEO no Brasil.
Thiago, como você enxerga o cenário atual para as Insurtechs?
Vejo um cenário promissor e extremamente favorável. Nunca o nosso mercado necessitou tanto de inteligência digital, produtos exclusivos e experiência inovadora. Justamente por acreditar neste excelente momento que a Nion Network vem criando meios e soluções para impulsionar empreendedores destemidos por todo Brasil e América Latina.
De que maneira as Insurtechs estão beneficiando o mercado consumidor de seguros?
Na história recente podemos notar que grandes ideias inovadoras vieram de pessoas ou empresas que não necessariamente estavam no dia a dia do seguro. Isto geralmente facilita pensar “fora da caixa” e com isto trazer soluções impensadas ou que se adequam melhor ao consumidor. As Insurtechs por sua vez tem trazido um olhar inovador para produtos, operações e inteligência técnica para ofertas tradicionais que se tornam cada vez mais aderentes a necessidade do consumidor.
As Insurtechs detêm um caráter revolucionário em sua visão?
As Insurtechs sem dúvida têm um papel importante nesta “revolução” em nossa indústria. Sabendo equilibrar este ímpeto com a tradição e regulação deste mercado, sem dúvida confirmarão esta revolução através de suas ações. Acredito que o caráter das Insurtechs está fortemente relacionado ao desafio do cenário atual e de alguma maneira mudar o “Status quo” do que vemos até hoje!
Quais os grandes benefícios de uma Insurtech e que ainda é pouco falado?
Em minha opinião, um dos maiores desafios das Insurtechs será a comunicação com a mercado tradicional e como apresentar suas soluções inovadoras de forma que seguradoras e segurado possam compreender o valor agregado de suas iniciativas. O ramo de seguros é um mercado necessariamente regulado e com grande impacto social, aplicar soluções transformadoras e, ao mesmo tempo, manter a solidez e tradição certamente será um desafio.
Como a pandemia afetou esse mercado?
Apesar de inúmeras notícias ruins para nossa humanidade, a pandemia trouxe uma velocidade alucinante em relação à transformação de oferta, produtos e experiência digital do cliente. A dinâmica de negócios mudou sua perspectiva rapidamente com mudanças na preferência do cliente, preocupação com produtos com maior cobertura, maior consciência social e necessidade imediata de jornada digital.
Quais as grandes tendências para esse mercado em 2021?
Como comentei anteriormente, existem inúmeras oportunidades dentro do nosso mercado que infelizmente ainda carece de produtos novos, jornadas mais amigáveis e experiência digital. Em 2021, destacaria as operações que chamamos de “embedded insurance”. Ofertas de produto de seguros completos em uma única jornada para o cliente dentro de um canal não tradicional de seguros. Por exemplo, uma grande loja de departamento ou varejista onde seu produto principal não é o seguro, entretanto, seu cliente já está habitualmente acostumado com a experiência de compra, porém, ao colocar um produto de seguro adequado a esta jornada, passará a ser um item também interessante e necessário. Para ser mais claro, imagine o cliente que já está habituado à experiência “Netflix”, também pudesse contar com o seu seguro nesta mesma plataforma e jornada? Seria ótimo!
Como a Nion está colocada nesse ecossistema?
Nós da Nion estamos extremamente felizes em estar neste ecossistema como um facilitador desta transformação da nossa indústria. Como indicamos em nosso slogan “ empowering our community to shape the future of insurance”, queremos aumentar o conhecimento de profissionais sobre inovações, encorajar empreendedores com ideias inovadoras e auxiliar seguradoras com a transformação de produtos e jornadas de clientes.
Quais os pilares que moldam o norte da Nion nesse setor?
Nossa ideia é não competir e sim colaborar com o nosso mercado. A Nion está trabalhando com três pilares importantes, Comunidade – onde nossa ideia é compartilhar ideias, cases e network em nossa região; Crescimento – queremos auxiliar as Insurtechs com ideias bem-sucedidas a expandirem seus negócios globalmente através do nosso network de empresas e profissionais; Execução – em nossa experiência vemos inúmeras Insurtechs com ideias excelentes, porém, sem força de capital financeiro e intelectual. Neste pilar buscamos auxiliar com potenciais investimentos financeiros para viabilizar os projetos, bem como, incluir capacidade técnica para alavancar os resultados esperados.
A inovação faz parte do DNA da Nion em que pontos?
A Nion já nasce com o DNA de inovação. Temos claramente um cenário desbravador em conectar o maior número de profissionais, Insurtechs e seguradoras dentro da América Latina. Atingir este objetivo passa por trazer inovação em plataforma de comunidade, implantação de projetos digitais de forma consistente e criar meios de investimentos para empreendedores plugados em nossa plataforma de negócios.
Quais as oportunidades que a Nion enxerga na América Latina?
A América Latina com forte influência do Brasil tem infinitas oportunidades de desenvolvimento e inovação. Temos excelentes plataformas e grupos fomentando este tipo de avanço em nossa região. Nós da Nion Network enxergamos oportunidades de mercado em regiões fortemente maduras no ponto de vista de vendas e canais consolidados de seguros, entretanto, ainda não tiveram oportunidade de acesso a ideias inovadoras e bem-sucedidas que poderiam ser implementas por intermédio da sólida experiência do time da Nion Network e Insurtechs conectadas em nossa plataforma.
Fale um pouco das parcerias da Insurtech aqui no Brasil.
Estamos muito felizes com o início na região e principalmente no Brasil com validação muito mais rápida que imaginamos. Conseguimos conectar Insurtechs comprometidas e engajadas com a transformação digital. Tivemos surpreendentes parcerias com Insurtechs nas áreas de subscrição inteligente, Inteligência Artificial, Automação, Autobot, Modelos atuariais, consultoria para Startup (sandbox), API´s , Data lake, linguagem de sinais, telemetria, gamificação, branding entre outras. Estamos extremamente, felizes.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments