Pandemia da Covid-19 tem acentuado depressão
No último dia 15 de junho, a modelo Raissa Barbosa usou seu Instagram para fazer um desabafo aos seus fãs. Logo depois de aparecer chorando, A ex-participante de A Fazenda 12, postou uma foto dizendo que estava no hospital e fez declarações como: “não aguento mais fingir que estou bem, não sei mais o que fazer”. Em nota, a equipe da modelo relatou que Raissa teve uma forte crise de ansiedade, mas tinha sido medicada e recebeu alta no mesmo dia. Infelizmente, esse caso é muito mais comum do que se imagina. Embora ela tenha Transtorno de Borderline, dados mostram que a pandemia da Covid-19 acentuou casos ligados à depressão e ansiedade pelo cenário que vivemos há um ano meio. E, não dá para negar as evidências, a transformação rápida do modo de vida, somada ao pânico da contaminação pelo vírus e das mortes provocadas pela doença, vem trazendo consequências. Para a psicóloga do Instituto de Psiquiatria da USP,[@psicologa_valeskabassan] Valeska Bassan, deve haver uma maior incidência de doenças mentais nos próximos meses. “Embora sejamos muito resilientes, a luta para manter a saúde mental acontece agora em 2021. É claro que a pandemia trouxe a tona muito pânico, insegurança, medo, luto, mas grande parte da população conseguiu se adaptar a esse novo ‘normal’, embora tenha sido uma dor além do inimaginável”, explica. “Esses últimos meses temos vivido uma guerra”, diz.
Valeska, a pandemia está sendo um grande potencializador da ansiedade nas pessoas?
Sim, nós nos organizamos através da rotina e dos planos. A pandemia nos trouxe a incerteza, não é possível fazer planos, a rotina muitas vezes é atravessada por surpresas. Exemplo: home office em casa com filhos pequenos que choram…
Como os níveis de ansiedade se encontravam antes da pandemia?
Ansiedade faz parte do ser humano. Através dela é que nos preparamos para uma aula, por exemplo. Com a pandemia esta ansiedade se tornou algo exacerbado causando prejuízos no dia a dia. Como insônia, medo excessivo, etc.
Quando a ansiedade começa a se tornar preocupante?
A ansiedade começa a se tornar preocupante quando ela traz prejuízos no dia a dia como irritabilidade, insônia, taquicardia, dificuldade de se relacionar, medo excessivo.
Como lidar com essa ansiedade?
Para lidar com ansiedade diária é preciso fazer atividades que nos ofereça prazer e também atividades físicas como praticar yoga, meditação, corrida – algo que auxilie a “desligar” do dia a dia (isso seria o ideal). No caso da ansiedade com muitos prejuízos e extrema, o recomendado é procurar ajuda médica – um psiquiatra e psicoterapia.
A incidência de doenças mentais deve aumentar?
Estudos já apontam para o aumento das doenças mentais durante a pandemia.
O que mudou de 2020 para 2021 na questão da insegurança perante ao vírus?
Eu diria que em 2020 foi o ápice da insegurança, não sabíamos nada sobre o vírus, as notícias eram aterrorizadoras. Um cenário de muito medo e incertezas. Já em 2021, já tínhamos o mínimo de informações e uma “luz no fim do túnel” que é a vacina e teoricamente já sabemos como lidar com as restrições.
Qual a importância da espiritualidade nesse cenário?
Acredito que a espiritualidade dê sentindo para nossa impotência. Existe ‘algo’ ou ‘alguém’ que tem a resposta para isso tudo que está acontecendo.
Por que você acredita que podemos ter problemas comportamentais com a vacinação chegando a toda população?
Entendo que após a vacinação as pessoas vão querer “tirar o atraso” nas comemorações, encontros, etc. Vai haver uma espécie de euforia. Isto não é bom, por quê a euforia esconde as doenças mentais. É uma espécie de uma “falsa” alegria.
Como essa montanha-russa de emoções interfere em nosso dia a dia?
Interfere nas relações pessoais, na rotina do trabalho. É preciso se refazer a cada dia emocionalmente, como cuidar de um jardim. Isso causa uma fadiga emocional.
O que será essencial na superação das sequelas pós-confinamento?
Essas sequelas vão levar tempo para serem superadas. O essencial é se perceber. Se perguntar: como estou hoje? Isso que estou sentindo é normal, não é? Enfim, se ouvir e tentar perceber o que se passa com a gente. Isso já é o primeiro passo para a cura.
Quando a procura de um especialista se faz necessária?
O especialista se faz necessário quando a pessoa já colocou em prática as dicas de atividade física, meditações, distrações e ainda sim está em sofrimento profundo.
Última atualização da matéria foi há 6 meses
Um evento imperdível do setor alimentício
março 18, 2024Climba desafia as multinacionais do seu setor
março 13, 2024PEC 63/123: proposta mudará a Previdência
março 8, 2024Trackfy investe em solução de alerta inovador
março 6, 2024Gupshup.io reconhecida por Juniper Research
março 4, 2024Competitividade empresarial irrigada por IA
março 1, 2024Empresário brilha no mundo da Contabilidade
fevereiro 26, 2024Mauve Group traça o norte para contratações
fevereiro 23, 2024CEO da Agência Cacau revela suas estratégias
fevereiro 2, 2024Harus: líder no mercado de marcas próprias
janeiro 31, 2024Wylinka lidera inovação com sustentabilidade
janeiro 29, 2024Várias orientações para o registro empresarial
janeiro 24, 2024
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments