Tiago Serrano e atuação da SoluCX junto as empresas
Entender a percepção de seu público e colher dados para melhorar o relacionamento com clientes são ações essenciais em um mercado cada vez mais competitivo, no qual os consumidores assumem um papel de destaque e empoderamento. Dentro deste contexto, a SoluCX – startup paulistana fundada em 2016 – desenvolveu soluções para auxiliar empresas do segmento de varejo e saúde a identificar oportunidades de melhoria em seus processos, visando a fidelização de clientes e pacientes, por meio de melhores experiências em suas jornadas de compra ou atendimento. Dentre tantos aprendizados que 2020 trouxe para o mercado, a digitalização em conjunto com a boa experiência do cliente foram grandes aliados às incertezas dos últimos meses. Desde o começo da pandemia do coronavírus no Brasil, foi possível acompanhar mudanças significativas na forma como as empresas passaram a atender os seus consumidores e, principalmente, a se comunicarem com eles. Para Tiago Serrano, CEO e fundador da SoluCX, esse movimento já era percebido há alguns anos, mas se intensificou com a necessidade de isolamento social. “Como muitos empreendedores migraram os seus negócios para o online, o consumidor passou a ter mais opções com uma facilidade e agilidade que não se tinha no presencial. Isso fez com as empresas entendessem a importância da conexão com o cliente e do valor deles para a empresa de forma geral”, diz.
Tiago, quais os maiores obstáculos para fidelizar clientes num período turbulento como o que estamos vivendo?
O maior desafio que o período nos traz é, sem dúvidas, repensar e investir na experiência e jornada do cliente durante a compra ou primeiro contato com a marca.
Como esses obstáculos devem ser superados em sua visão?
Com a pandemia, a forma como as empresas se relacionam com os clientes mudou. Nessa perspectiva, a melhor maneira de proporcionar uma boa experiência é conectando-se aos clientes e dando voz a eles, assim é possível moldar produtos e processos com base nas reais necessidades, criando uma conexão muito maior com os consumidores. Se uma empresa investe na experiência, ela ganha um parceiro e pode aprimorar seus serviços, destacando a marca em diferentes frentes.
Entender o cliente é fundamental?
Estamos vivendo a era do cliente. Nessa perspectiva, costumamos dizer que a melhor estratégia é a visão de fora para dentro ao invés de dentro para fora, esse pensamento cria uma transparência e equilíbrio entre as nossas percepções de empresários e como os serviços estão, de fato, chegando aos clientes. Se entendemos e respondermos com agilidade as demandas levantadas pelos consumidores, aprimoramos nossa atuação no mercado e, por consequência, nos destacamos frente à concorrência.
O cliente tende a ser mais previsível ou imprevisível?
Quando a empresa possui uma boa estratégia de centralidade no cliente, a jornada está bem desenhada e os processos robustos, podemos dizer que o cliente tende a ser previsível, uma vez que você conhece a jornada dele e, com isso, está preparado para possíveis imprevistos. Caso contrário, o comportamento é bastante imprevisível.
Como medir essa previsibilidade e como estar atento a essa imprevisibilidade?
Acreditamos muito na medição de NPS, que é a abreviação para Net Promoter Score, como uma forma de prever o comportamento dos clientes. Basicamente, ela é uma métrica de satisfação e lealdade que divide os clientes entre Neutros, Promotores e Detratores, e mostra, por meio da aplicação de pesquisas de forma recorrente na operação, muitos pontos da experiência do cliente. Em decorrência dessa análise, é possível identificar o que até então era tido como imprevisível.
Quais os maiores diferenciais que as marcas devem ter para se tornarem únicas?
Acredito que o diferencial é a cultura de “Customer Centric”. Com o aumento do interesse pela experiência do cliente, empresas passaram a investir em melhores práticas de atendimento, automação de processos e cultura da marca, isso resulta na maior atenção aos detalhes, experiência do colaborador e inovação contínua. Toda essa jornada faz com que uma empresa se destaque no mercado.
Essa construção deve ser diária e ininterrupta?
Já ouviu aquele ditado que diz que “a repetição leva a perfeição?”. Quando falamos sobre a experiência do cliente, não é diferente. Se o objetivo é a fidelização e obter o máximo possível de clientes promotores, a pesquisa de satisfação deve fazer parte da jornada da marca e não ser aplicada apenas duas ou três vezes por ano. Somente com medição contínua é que podemos levantar insumos para continuar evoluindo o produto e o processo.
O que pode ser fatal nessa construção?
Essa visão de centralidade no cliente deve ser prioridade para a direção, que, por sua vez, precisa patrocinar todos os esforços para uma transformação cultural focada nos clientes. Essa visão precisa permear toda a organização dos processos.
Qual o impacto das estratégias digitais para uma marca?
O cliente espera ser atendido em diversos canais e com o menor atrito possível. Para isso, é preciso conhecer bem o seu público e entender qual é o canal mais efetivo para a comunicação e como ela deve ser realizada, isso faz muita diferença no relacionamento e na clareza das mensagens.
Quais ferramentas devem ser utilizadas para avaliar essas estratégias?
A voz do cliente é sempre a melhor ferramenta. É possível identificar essas opiniões em diferentes lugares, como pesquisas solicitadas ou não solicitadas, em redes sociais e até canais públicos de reclamação online.
Inovação e qualidade são os grandes “reis” desse tabuleiro?
Desde que poupem o tempo do cliente e melhorem a proposta de valor oferecida pela marca, sim. Muitas vezes, infelizmente, a tecnologia e inovação mal aplicada podem arruinar a experiência do cliente. Vemos muitas marcas tentando aplicar bots de conversação que, na realidade, não atendem as demandas do cliente e ainda não reduzem o tempo de atendimento.
Última atualização da matéria foi há 4 meses
“Trono de Cangalha” é um livro de profundidade
setembro 22, 2021Paulo Kucher analisa custo da construção
setembro 20, 2021Plamev Pet faz sucesso com serviços de saúde
setembro 20, 2021Rádio Itatiaia trilha um novo caminho para o êxito
setembro 17, 2021Instituto Geração SouL com um novo projeto
setembro 16, 2021Eduardo Valério avalia os processos sucessórios
setembro 15, 2021Vacinas.net com uma proposta de gerar valor
setembro 14, 2021Armando Kolbe Jr. fala sobre startups e fintechs
setembro 13, 2021CapTable conquista a confiança dos investidores
setembro 10, 2021Ricardo Martins fala do boca a boca no digital
setembro 9, 2021A Tudu quer reinar no mundo das retailtechs
setembro 8, 2021Pedro Carbone fala sobre educação e tecnologia
setembro 7, 2021
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments