Sua Página
Fullscreen

Uma IA focada na criação realista de roupas

Anúncios
Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência mundial em soluções para a indústria da moda, anuncia o lançamento de uma solução de Inteligência Artificial (IA) generativa inovadora chamada Audaces Sofia. A nova tecnologia promete transformar como as peças de roupa serão idealizadas e desenvolvidas no Audaces360 — multiplataforma líder na América Latina para criação e produção digital de confecção de moda.

Uma revolução na criação de moda

Com a IA, basta que o profissional têxtil descreva o produto que deseja criar e o software gera modelos de roupas por meio de ilustrações originais e com uma riqueza de detalhes impressionantes (em formato realista) — demonstrando com maior assertividade e agilidade qual será o resultado de uma peça, incluindo blusas, vestidos, calças, bolsas e calçados. A ferramenta permite a criação de estampas inéditas com base em apenas um texto. Ainda é possível gerar imagens foto-realistas baseadas em criações prévias e desenhos técnicos com apenas alguns cliques e gerar imagens inéditas a partir de qualquer ideia que vier à mente.

O surgimento da Audaces Sofia

De acordo com Matheus Fagundes, CEO da Audaces, a Audaces Sofia começou a ser idealizada no segundo semestre de 2022, quando surgiram as primeiras tecnologias de Inteligência Artificial generativas no mundo. À época, modelos de linguagem com o ChatGPT começaram a ditar o que uma nova era na relação entre seres humanos e computadores.

“Nosso objetivo é trazer o poder da Inteligência Artificial generativa para dentro dos nossos produtos e, dessa forma, dar aos nossos clientes todos os “superpoderes” que o estado mais avançado da tecnologia pode proporcionar”, afirma Matheus Fagundes.

Um investimento no futuro da moda

A Audaces Sofia é a primeira grande novidade da multinacional dentro do recém-anunciado plano de crescimento 2024-2030, período em que a empresa espera investir cerca de 1 bilhão de reais em novos produtos, P&D, novos canais de vendas, aquisições, RH, marketing e expansão internacional.

Anúncios

Para a IA generativa, especialistas da companhia trabalharam por mais de um ano desenvolvendo um modelo de linguagem exclusivo e baseado em técnicas de difusão, com capacidade de gerar imagens originais usando como base textos, croquis e outras imagens de referência para a produção de roupas. Conforme a empresa, a ferramenta é baseada em Python e C++, linguagem de programação de alto nível e acessível via API Rest, desenvolvida em .NET C#. A formulação da IA envolveu diferentes times de P&D, vendas e marketing no Brasil e na Itália.

“A Audaces Sofia é uma nova tecnologia que adiciona novas capacidades aos nossos sistemas. Nós investimos em pesquisa e inovação há mais de 20 anos e boa parte da maturidade tecnológica e dos resultados que entregamos hoje no mercado, se deve a todos esses anos de investimento. No segmento de moda, temos orgulho de sermos os primeiros a entregar esse nível de solução em escala mundial”, destaca o CEO da Audaces.

Inteligência e criatividade em evidência

A solução foi validada na prática com a utilização de usuários-beta e poderá ser usufruída inicialmente dentro dos sistemas Audaces Fashion Studio e Audaces Idea por estilistas, designers e profissionais criativos usuários do Audaces360. Hoje, a empresa fornece suas tecnologias para mais de 20 mil clientes, com 60 mil profissionais têxteis, em mais de 70 países.

Leia ou ouça também:  Clear Channel traz humanização para o setor

“A Audaces Sofia será mais uma parceira para empoderar os profissionais do setor. Acreditamos que o maior poder da IA é obtido quando essa tecnologia se integra ao fluxo de trabalho, atuando como um “copiloto” que faz coisas que você demoraria muito ou não seria capaz de fazer sozinho”.

Transformando a indústria da moda

Além do potencial de otimizar o trabalho criativo e tornar os profissionais e empresas mais eficientes e produtivos, a Audaces Sofia terá capacidade de aumentar a competitividade, com a entrega — em segundos — de roupas com designs originais e uma produção mais eficiente, podendo impactar na atração de clientes e no aumento nas vendas e lucros.

Anúncios

Outro diferencial é a possibilidade de oferecer soluções de design personalizadas, adaptando-se às preferências individuais dos consumidores. Isso pode incluir recomendações de estilo, ajustes de tamanho e customização das peças.

Benefícios da IA generativa na indústria têxtil

Outros benefícios da IA generativa são a redução de custos e de erros de design, uma vez que as ideias poderão ser testadas e validadas virtualmente antes de entrar na fase de produção; redução de barreiras de mercado, porque dará maior poder competitivo para pequenas marcas e designers independentes; e originalidade.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Anúncios
Pular para o conteúdo
Verified by MonsterInsights