Brasil desperdiça 30% dos alimentos produzidos
O Brasil está em 10º lugar entre os que mais desperdiçam alimentos no mundo, aponta o portal Mercado&Consumo, com base em dados Organização das Nações Unidas (ONU). Todo ano, cerca de 46 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas, aponta o portal segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 30% de toda a produção brasileira.
A perda financeira é estimada em R$ 61,3 bilhões anuais e o desperdício ocorre desde a produção dos alimentos até o consumo final. Infraestrutura inadequada, descarte por aparência dos alimentos, armazenamento e transporte irregulares são as principais causas, pontos estes que podem ser aprimorados com a adoção de uma certificação internacional conhecida como FSSC 22000 (Food Safety System Certification).
O FSSC 22000 atesta o bom funcionamento de sistemas de gestão de segurança dos alimentos de organizações da indústria alimentícia, e pode ser aplicado a empresas públicas e privadas, que fabricam produtos de origem animal, produtos vegetais perecíveis, produtos conservados em temperatura ambiente e ingredientes alimentícios.
“Esse sistema de certificação traz todos os requisitos para uma empresa alimentícia implementar e manter boas práticas de sistema de gestão, resultando inclusive no aumento de desempenho da organização”, explica Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação internacional. “Obviamente abre mercados, inclusive internacionais, porém seu objetivo principal é levar maior segurança aos consumidores”, completa.
O esquema é reconhecido pela Global Food Safety Initiative, que supervisiona padrões de segurança alimentar de empresas. Para ser certificado com o FSSC 22000, a empresa precisa implementar as normas ISO 22000 e PAS 220 e contatar um organismo certificador para fazer a avaliação e conceder a certificação.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025Skype: acabou-se o que era doce
maio 5, 2025O fechamento de lojas Subway nos EUA
abril 30, 2025Agrishow 2025: bilhões no interior paulista
abril 28, 2025Philip Morris: 10 anos sem fumaça
abril 25, 2025A integração digital dos supermercados
abril 6, 2025MiQ e a publicidade programática na AL
março 30, 2025EDGE conquista US$ 2,9 bilhões na IDEX
março 9, 2025Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments