Como funciona a recuperação de crédito para empresas?
A inadimplência é uma realidade para 70,71 milhões de brasileiros que possuem restrição no nome, de acordo com o “Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil”, da Serasa Experian, que reúne dados de março de 2023.
“Se, por um lado, a recuperação de crédito é um elemento preocupante para as pessoas físicas, para as pessoas jurídicas não é diferente”, observa Allan Jorge, Co-Founder da CBRdoc (Central Brasileira de Documentos) – plataforma de solicitação, gestão e análise de documentos.
Com efeito, a soma de negócios em dificuldades financeiras que se encaminharam para a falência aumentou 80% no Brasil entre janeiro de 2021 e janeiro deste ano, ainda de acordo com a Serasa.
Apesar disso, em média, nove a cada dez (92%) empreendedores do país estão confiantes (42%) ou muito confiantes (50%) que o faturamento de seus negócios irá crescer em 2023, segundo a pesquisa Global de Empreendedorismo, realizada pela GoDaddy com pequenas empresas de oito países: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, México e Reino Unido, além do Brasil.
O nível de otimismo dos brasileiros (92%) é superior ao de empreendedores de nações com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), como o Reino Unido (74%).
O que é recuperação de crédito?
Segundo Jorge, é comum que haja dúvidas com relação ao serviço de recuperação de crédito e suas principais especificidades. Ele explica que a compra de dívidas ocorre quando uma empresa especializada adquire os créditos inadimplentes do outro negócio, geralmente por um valor menor que o total da dívida.
“A empresa especializada assume o risco da cobrança e trabalha para recuperar o máximo possível do valor devido”, afirma.
O empresário destaca que a cobrança diz respeito ao processo de solicitação de pagamento de uma dívida, enquanto a recuperação de crédito, por sua vez, envolve ações para reaver o valor inadimplente, incluindo negociações, acordos e, em alguns casos, a venda da dívida para empresas especializadas.
Cobrança versus recuperação de crédito: qual a diferença?
Segundo o Co-Founder da CBRdoc, é comum que haja dúvidas com relação à diferença entre cobrança e recuperação de crédito. Ele explica que as empresas especializadas em recuperação de crédito atuam como intermediárias entre credores e devedores, buscando solucionar a inadimplência através de estratégias como renegociação, parcelamento e descontos.
“As empresas especializadas geralmente possuem expertise em negociações e uso de ferramentas tecnológicas para otimizar o processo”, afirma.
Para ele, é importante destacar que a recuperação de crédito deve ser realizada seguindo a legislação vigente e respeitando os direitos do consumidor. “Além disso, a contratação de uma empresa especializada pode trazer benefícios como a redução de custos operacionais e maior foco na atividade-fim do negócio”, conclui Jorge.
Para mais informações, basta acessar: https://cbrdoc.com.br/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments