Padrão de consumo: o que é isso na economia?
O padrão de consumo trata-se da maneira como uma pessoa adquire produtos e serviços. Também serve como uma maneira que as empresas têm para entender como seus clientes e o ambiente modificam o modo de consumo. Esse fator é tão importante que gera impactos na maneira como as empresas operam, e compreender essa questão é entender um pouco mais sobre os consumidores, seus desejos e a maneira como eles consomem. Vários fatores podem impactar o padrão de consumo, como os recursos tecnológicos, a pandemia, o modo como as pessoas obtêm algum item, além de como a compra acontece.
As organizações precisam acompanhar essas mudanças para que possam inovar no mercado em que atuam, caso contrário, acabam caindo no ostracismo e perdem espaço para a concorrência. Se hoje os indivíduos preferem comprar pela internet e procuram por produtos de qualidade, que podem ser usados por muito mais tempo, as marcas precisam investir em maneiras de satisfazer essa exigência. Tudo deve ser feito sem impactar demais o preço das soluções oferecidas. Portanto, para entender um pouco mais sobre esse assunto, vamos conceituar padrão de consumo e de que maneira a pandemia do Covid-19 gerou impactos em cima dele.
Qual o conceito de padrão de consumo?
O padrão de consumo nada mais é do que a maneira como o consumidor se comporta e como ele enxerga a aquisição de um produto ou serviço. Diz respeito ao entendimento do interior e exterior, e dos pontos diretos e indiretos de uma solução, independentemente de qual seja, e qual a influência na maneira como ela é desejada e conquistada pelas pessoas. Se uma empresa de telas de proteção para janela quer entender um pouco mais sobre esse assunto, é essencial pontuar algumas composições pertencentes ao padrão de consumo de um indivíduo, tais como:
Estilo; Classe econômica; Publicidade; Mudanças tecnológicas; Cultura; Renda.
Tendo em vista esses fatores, fica claro que tudo o que envolve a sociedade e interfere no modo de vida das pessoas, assim como os aspectos que formam a vida em comunidade, podem influenciar no padrão de consumo. Toda vez que alguma mudança acontece, seja ela individual ou territorial, é muito provável que ocorra mudanças no comportamento de consumo. Podemos citar a alta no preço de alguns produtos, o que indica um bom ou mau momento de compra e investimento. Essas condições vão mostrar para os consumidores e empresas uma melhoria ou piora nas compras dos mais variados produtos e serviços. A relação de consumo é formada pelo cliente e pela marca, e quando o momento de compra é favorável, desperta sentimentos positivos nas duas partes. Enquanto um compra, o outro aumenta sua produção. Mas, para entender o padrão de consumo por completo, um fabricante de mesa para home office ou uma empresa que vende as melhores cafeteiras para escritório, devem compreender os fatores sociais e outras questões que podem impactar a maneira como as pessoas compram, como no caso da tecnologia e da publicidade. Com isso, fica muito mais fácil para as marcas moldarem a maneira como se comunicam e como se relacionam com o público.
Os impactos da pandemia no padrão de consumo
Desde março de 2020, não só o Brasil mas o mundo vem enfrentando uma grande crise sanitária, provocada pelo coronavírus. A doença deu seus primeiros sinais na China, em dezembro de 2019, e desde então provocou mudanças em muitos aspectos da sociedade. Mesmo com o desenvolvimento das vacinas, a ciência ainda não conhece completamente esse vírus, principalmente levando em conta as variantes que surgiram com o passar do tempo. Essas características trouxeram uma série de mudanças na vida em sociedade, exigindo cuidados para proteger a saúde, como no caso do isolamento social. Isso fez com que alguns pontos da sociedade fossem vistos sob um novo ângulo, como a dificuldade na falta de convivência, o trabalho remoto e as aquisições feitas em lojas virtuais.
Essa modalidade de compra e venda trouxe tantos impactos que até mesmo outros setores se reinventaram, como no caso de uma oficina que passou a oferecer serviços de mecânica a domicílio. Qualquer empresa concorda que as vendas pela internet mudaram completamente tudo o que elas entendiam até então sobre padrão de consumo. Comprar e vender pela internet é algo que acontece há anos, mas ainda assim, antes da pandemia, os consumidores preferiam ir presencialmente até a loja antes de adquirir algo. Esse cenário mudou rapidamente, e por conta disso, as companhias precisaram mudar o modo como se comunicam e como oferecem seus produtos e serviços para atender da melhor maneira as necessidades dos consumidores.
Empresas que nunca venderam nada pela internet tiveram que implementar esse tipo de venda às pressas, e mesmo diante da promessa de mais estabilização com a chegada das vacinas, a tendência é que as compras online permaneçam. Mais do que isso, a tendência é que comprar e vender pela internet se torne a principal modalidade para empresas e consumidores.
A procura por alguns serviços como acupuntura para ansiedade cresceu consideravelmente, além do fato de que as pessoas passaram a priorizar itens necessários e que realmente fazem sentido. A quantidade de pessoas que perderam a vida e a necessidade de se distanciar de amigos e familiares fizeram com que os consumidores repensassem a relevância de seus investimentos, o que levou à perda de sentido de coisas superficiais. Com a necessidade de passar mais tempo em casa, muitos preferiram investir em reformas, compras de imóveis maiores, troca de mobília, dentre outras mudanças do tipo, ao invés de comprar roupas, sapatos, cosméticos, entre outros. Quem gosta de viajar sentiu muita falta dessas experiências e usou o tempo de confinamento para se preparar financeiramente para as viagens maiores. O consumidor também passou a priorizar suas experiências. Além disso, o desemprego impactou a decisão de compra, e quem começou a trabalhar por conta, investiu em outros tipos de serviços, como uma empresa de dog walker, para cuidar melhor dos pets.
A falta de emprego alterou o poder econômico, que imediatamente afetou os padrões de consumo, fazendo até mesmo com que o Governo Federal buscasse medidas para manter a economia em funcionamento, como aprovar o Auxílio Emergencial. Mas mesmo recebendo o auxílio, muitas pessoas pensaram mais a respeito do que compram e passaram a priorizar aquilo que é realmente essencial. De modo geral, a pandemia modificou o padrão de consumo de muitas formas, e seria estranho se isso não acontecesse, uma vez que gerou impactos profundos na sociedade. As pessoas começaram a repensar suas escolhas, e mesmo com a reabertura do comércio e da rotina próxima do normal, o padrão pode mudar novamente, afinal, a sociedade nunca mais será a mesma. Para manter a satisfação dos consumidores, uma empresa de arquitetura e reforma, assim como qualquer outra, precisa estar sempre atenta às tendências.
Como acompanhar o padrão de consumo?
Os padrões de consumo não são estáticos, visto que vários fatores podem impactá-los, e estamos vivenciando essa situação após a chegada da pandemia. Para se antecipar a essas mudanças, é fundamental consultar especialistas, profissionais que compreendem a tendência do mercado e as mudanças no padrão de consumo ao longo do tempo. Esse tipo de consultoria é totalmente focada nos problemas e necessidades do negócio, o que ajuda a estabelecer mudanças e adequações que vão beneficiá-lo. O gestor de uma funerária 24 horas também deve estar sempre atento às notícias econômicas. A economia de uma empresa está totalmente relacionada às mudanças de consumo, afinal, ela emprega pessoas, paga salários e faz investimentos. É necessário prestar atenção a tais transformações, principalmente políticas, para saber o que pode influenciar o negócio, e com isso evitar perdas que podem colocá-lo em risco.
Qualquer marca, independentemente de seu segmento, também deve estar atenta aos aspectos de seu cliente ideal, pois suas características dizem muito sobre o padrão de consumo. Por exemplo, uma loja de roupas juvenis deve manter o foco total em seu público-alvo, para assim acompanhar as tendências entre essas pessoas, suas condições econômicas, entre outros fatores. Isso facilita na hora de traçar planos e estratégias de vendas e marketing. Por falar nisso, um restaurante de comida pronta entrega também deve reconhecer as mudanças digitais que impactam a sociedade. As compras online são muito relevantes para os padrões de consumo, e estar atento às maneiras digitais de interagir favorece os resultados e os lucros.
Conclusão
O padrão de consumo mostra como a sociedade se interessa pelos produtos e serviços, de que maneira as pessoas estão dispostas a consumir, além de considerar mudanças internas e externas que afetam a decisão de compra. Independentemente de seu setor, as empresas precisam estar atentas a essas questões e se antecipar a qualquer mudança que possa aparecer. Se o negócio não acompanha o padrão de consumo, dificilmente vai oferecer aquilo que seu público deseja. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
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