A economia circular é a bússola da Ecoboxes
O plástico sempre foi visto como vilão quando vem à mente o descarte indevido, que resulta no entupimento de bueiros nas cidades e na poluição de rios, lagoas e oceanos. Por ser à prova de fungos e bactérias, a degradação do plástico é extremamente lenta, podendo demorar mais de 100 anos. Portanto, o desafio não está somente em sua reciclagem, mas também em fazer o plástico ser reciclado com o mínimo de resíduo possível. Com foco em suprir as necessidades de forma inteligente e com consumo sustentável, a Ecoboxes, empresa com sede em Paulínia, desenvolveu um ciclo Eco Sustentável de produtos utilizando plástico virgem e reciclado como matéria-prima, além de outras iniciativas as quais visam a preservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras, como a criação de embalagens plásticas zero carbono. “A Ecoboxes é comprometida em ajudar nossos clientes em sua jornada rumo à emissão zero, e nosso foco nas soluções avançadas para reciclagem de plásticos é um passo significativo em direção a esse objetivo”, ressalta a coordenadora comercial e de marketing da Ecoboxes, Denise Beck Cardoso. A reciclagem de caixas e paletes, em PP, impede seu acúmulo em aterros sanitários, gasta menos energia, gera renda e diminui o consumo de recursos naturais. Além disso, há leis que determinam responsabilidades e preveem penalidades para quem negligência seu cumprimento.
Denise, como a Ecoboxes utiliza o plástico virgem e reciclado como matéria-prima?
Em geral, temos diversas formulações de produto que vão do 100% virgem ao 100% reciclado, essa fórmula irá depender da utilização e necessidade do cliente.
Como a empresa aborda o desafio de minimizar os resíduos na reciclagem do plástico?
A recuperação do plástico proveniente de nossos produtos nos permite oferecer a nossos clientes uma oportunidade real de economia circular, financeira e sustentabilidade. Deixamos de emitir CO2 na fabricação de embalagens e junto a isso podemos oferecer um custo mais competitivo para nossos clientes através da recuperação desse material que seria originalmente descartado.
De que forma a reciclagem de caixas e paletes em PP pode ajudar a preservar o meio ambiente?
Com a reciclagem evitamos o descarte de novos resíduos no meio ambiente, reaproveitando e ressignificando um produto que iria para o lixo e transformando em algo novo, dessa forma deixamos de poluir o meio ambiente.
Quais são as etapas do processo de reciclagem mecânica utilizado pela Ecoboxes?
Quando recebemos nossa sucata, nós a pesamos e separamos por cor e iniciamos o processo de moagem, após isso realizamos a extrusão que transforma o material em grão para sua reutilização em nossa fábrica.
Como funciona o sistema de recompensa para os clientes que devolvem as caixas plásticas usadas?
Temos algumas modalidades de troca com os clientes, a mais comum é a troca de sucata, onde recebemos sucata e faturamos novos produtos para os clientes.
A Ecoboxes é a pioneira na produção de caixas e paletes com zero carbono?
Sim, recentemente tivemos o lançamento dos pallets de carbono zero e também de caixas para a logística reversa carbono zero, esse lançamento é motivo de orgulho, pois, é a materialização do propósito da nossa empresa.
Qual é o material aditivo termoplástico utilizado pela empresa e como ele é produzido?
Trabalhamos com um aditivo bioplástico que é produzido através de resíduos retirados de aterros sanitários.
De que forma a ação sustentável da Ecoboxes contribuiu para a economia de emissões de gases de efeito estufa?
Utilizando plásticos de origem reciclado e o aditivo sustentável, não apenas reduzimos a emissão de CO2 emitida durante a fabricação do plástico como podemos inclusive reduzir a emissão de CO2, pois, estamos deixando de descartar resíduos novos e resgatando resíduos que já haviam sido descartados.
Como os resíduos provenientes do processo de fabricação de caixas e paletes são redirecionados pela empresa?
Através da nossa política de reciclagem e planta fabril focada na recuperação desse material.
Por que é importante adotar ações sustentáveis na busca pelo equilíbrio entre as necessidades humanas de consumo e a preservação dos recursos naturais?
Com o aumento do consumo de embalagens descartáveis se fez muito importante a conscientização do consumo e reciclagem, pois, o volume consumido e descartado de forma desenfreada afetam diretamente os recursos naturais.
Quais são as outras iniciativas da Ecoboxes para a preservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras?
Continuamos em busca de produzir produtos que sejam ecos inteligentes e sustentáveis buscando sempre a preservação do meio ambiente e recursos naturais.
Como é trabalhar em um segmento masculino e ser empoderada nesses desafios?
A jornada da mulher no mercado de trabalho traz um rompimento com os modelos tradicionais de gestão, constituindo novas formas de liderar e administrar.
Última atualização da matéria foi há 1 dia
Um evento imperdível do setor alimentício
março 18, 2024PEC 63/123: proposta mudará a Previdência
março 8, 2024Empresário brilha no mundo da Contabilidade
fevereiro 26, 2024CEO da Agência Cacau revela suas estratégias
fevereiro 2, 2024Wylinka lidera inovação com sustentabilidade
janeiro 29, 2024Overhaul Brasil inova contra roubos de cargas
janeiro 10, 2024Fintech com o foco total na redução de dívidas
dezembro 29, 2023Insurtech evita R$150 milhões em fraudes
dezembro 26, 2023Uma conversa fascinante com um best-seller
dezembro 23, 2023Um guia salarial do setor de Venture Capital
novembro 29, 2023O cenário da inovação na região sul do Brasil
novembro 24, 2023A plataforma disruptiva de eventos culturais
outubro 27, 2023
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments