A indústria do cimento e suas grandes inovações
Formada no primeiro trimestre de 2016, como um spin-off do seguimento de produtos de construção e dos negócios de tecnologias de embalagem da W. R. Grace & Co., a GCP Applied Technologies, antiga Grace, com sede em Cambridge, Massachusetts (EUA), recentemente adquiriu a Halex e Stirling Lloyd., uma das principais fabricantes britânicas de revestimentos de alto desempenho para proteção de infraestrutura e edifícios, com o objetivo de ampliar seu portfólio de soluções inovadoras. A GCP oferece produtos, tecnologias e serviços que reduzem o custo e o impacto ambiental e melhoram o desempenho do cimento, concreto, argamassa, alvenaria e outros materiais cimentícios. Também produz e vende sistemas de mantas ou membranas de impermeabilização líquida e outros produtos que protegem estruturas da penetração de água, ar, vapor e de danos pelo fogo, consolidando-se como líder global em tecnologias à prova d’água. Tendo à frente da empresa o diretor comercial Rodrigo Lamarca, a organização apresentou na Concrete Show South America (ocorrida na penúltima semana de agosto), dois lançamentos: o VERIFI® e o CONCERATM. O VERIFI® é um inovador sistema tecnológico focado na gestão inteligente do concreto. “A tecnologia foi aprimorada para trazer mais valor agregado aos clientes, para que possam fazer o transporte inteligente do concreto, otimizar recursos e obter maior eficiência operacional”, diz o executivo.
Rodrigo, como se deu o início de sua carreira?
Iniciei minha carreira de engenheiro civil no ano 2000 atuando em obras, trabalhando em uma construtora de obras de infraestrutura e em outra empresa de gerenciamento, planejamento e fiscalização de obras.
Em quais segmentos havia atuado antes da GCP?
Depois de ter trabalhado no segmento de obras logo em seguida migrei para o segmento de químicos para construção como Gerente de Produto na Master Builders Brasil que depois foi adquirida pela BASF.
Como é o desafio de ser diretor comercial de uma empresa como a GCP?
O desafio é grande, especialmente na atual conjuntura econômica é uma posição que exige uma alta responsabilidade e que demanda habilidade em gerenciar e otimizar a utilização de recursos de forma a melhor atender as diferentes dinâmicas de mercado para que possamos ser percebidos por nossos clientes por gerar valor a seus negócios, além de trazer um resultado financeiro que atende às expectativas da companhia.
A GCP é líder no fornecimento de aditivos químicos para cimento e concreto. O que você acredita ter sido fundamental para a empresa chegar a esse patamar?
Foco no cliente, compromisso de longo prazo com o mercado e expertise foram essenciais para o alcance dessa posição no mercado.
Como este setor tem encarado a crise que assola o nosso país?
A GCP, como todas as empresas que atuam nesse segmento, teve que ajustar a sua estrutura a nova realidade de demanda, no entanto, sempre focamos a manutenção de nossa posição de liderança e de market share já que temos um compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.
Fale se possível e de uma forma concisa sobre sistema VERIFI®.
VERIFI® é uma tecnologia baseada na IoT (Internet of Things) que gerencia, monitora e ajusta o concreto durante o seu transporte. A GCP acredita que essa tecnologia é o último elo que faltava para a plena profissionalização no processo de produção e transporte do concreto.
Quais são os principais potenciais e diferenciais que você acredita que esse sistema traz para a organização e para seus clientes?
Acima de tudo diferenciação e aumento de reputação no mercado, ganho de produtividade e melhor resultado financeiro final da produção do concreto.
Como a inovação é encarada na GCP?
A GCP acredita que a inovação é obrigatória e fundamental para o nosso sucesso a curto, médio e longo prazo.
Qual a importância de um evento como a Concrete Show para uma organização como a GCP?
A Concrete Show é importante para que a GCP faça uma comunicação efetiva dos principais lançamentos da empresa, contando com a equipe comercial à disposição no estande para atender aos clientes, estreitar relacionamentos e fechar negócios.
Oferecer serviços que reduzem o custo e o impacto ambiental, são os principais pilares da GCP?
Para todo desenvolvimento de um novo produto, a GCP busca o êxito e sustentabilidade de nossos clientes e para isso torna-se obrigatório levar em consideração a variável ambiental reconhecendo que essa é uma variável fundamental para a manutenção do negócio.
Como exemplo podemos citar os produtos melhoradores de qualidade que desenvolvemos, patenteamos e vendemos atualmente para a indústria de cimento e que a permite aumentar os teores de adições em cimentos, reduzindo o fator clínquer e consequentemente resultando em uma redução significativa na emissão de CO2.
O que uma organização como a GCP precisa ter atualmente, para se diferenciar e perpetuar o seu trabalho por vários anos?
Acima de tudo a GCP acredita que é de extrema importância manter o foco no cliente e o entendimento das mudanças nas dinâmicas de mercado, tendo consistência em entregar a proposta de valor definida com os clientes e inovar trazendo novas maneiras de torná-los mais eficientes.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments