Sua Página
Fullscreen

As transformações no mercado de seguros

Anúncios
Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A Globus Seguros nasceu de um spin-off realizado em 2016 com a XP Seguros e ao longo dos anos vem se transformando para abranger todos os produtos de seguros, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, seja com a criação de novos produtos ou a colocação de riscos complexos. Em setembro do ano passado a corretora especializada em soluções para pessoas físicas e negócios de diferentes portes e segmentos, concluiu, por meio da plataforma beegin, sua segunda rodada de captação, atingindo a marca de R$ 3,8 milhões. A ação durou 60 dias e contou com mais de 100 investidores, com ticket médio de R$ 32 mil. “A demanda foi acima do esperado, com muitos pedidos na lista de espera. Além do capital levantado na rodada, teremos mais de 100 ‘embaixadores’ da corretora falando da nossa empresa e modelo de atuação em todo o Brasil, o que com certeza irá alavancar novos negócios”, afirma Christian Wellisch, sócio-fundador da empresa. Desde sua criação, a corretora tem intensificado de forma contínua sua relação com os AAIs. Com mais de 500 clientes corporativos e cerca de 6.000 clientes individuais, a corretora atua com diversos tipos de seguros, entre eles, vida, viagem, saúde, residencial, pet, auto, condomínio, equipamentos portáteis, patrimonial, garantia judicial, responsabilidade civil (médico) e erros & omissões. “O mercado de seguros é um mercado super resiliente”, ainda afirma o fundador.

Christian, quais são as mudanças mais substanciais no mercado de seguros nos últimos 10 anos?

Nós últimos 10 anos o mercado vem saindo de uma zona de conforto e precisando se atualizar em relação à distribuição e tecnologia. O mercado sempre atuou de uma forma tradicional, com as seguradoras trabalhando próximo aos corretores para ofertarem os seus produtos aos clientes. Vimos nestes anos o surgimento de algumas insurtechs, apesar de que algumas acabaram ficando pelo caminho. Você tem uma nova modelagem de distribuição no mercado e o começo de um questionamento a este modelo tradicional. Ainda é cedo para mensurarmos o impacto que as novas tecnologias terão no mercado.

Como se encontrava o mercado de seguros antes da pandemia?

O mercado de seguros é um mercado super resiliente e antes da pandemia vinha mantendo um crescimento acima de dois dígitos no últimos anos, mas podemos dizer que ele estava super estável, sem grandes “novidades”. Antes não havia muita inovação.

Anúncios

A retomada das viagens impulsiona o mercado de seguros no momento?

Irá impactar diretamente na contratação do seguro viagem, que sofreu uma grande retração com o fechamento das fronteiras dos países. Com a reabertura e uma grande demanda reprimida, esse é um produto que volta a ser muito procurado.

Em quais aspectos a tecnologia inclusiva tem influenciado o setor de seguros?

Acredito que influencia principalmente na forma de distribuição dos produtos, que ainda é de um modelo tradicional. Passa a ter uma atuação em modelos digitais e a alcançar um público que não via valor no produto de seguros. Além disso, aumenta a oferta de produtos a serem ofertados, com uma precificação mais agressiva e viável. Em complemento, temos a questão de análise de dados, que para a indústria de seguros é super importante para entender melhor o comportamento do cliente para que a oferta de produto seja mais adequada a sua necessidade.

As insurtechs estão trazendo um novo paradigma para esse setor. Esse novo modo de fazer os negócios seria uma revolução?

Anúncios

Acredito que sim, pois, está mudando a forma como o produto é distribuído e trazendo novos clientes para a indústria. Hoje temos uma geração que não tem uma boa percepção do produto/indústria e que usa apenas os meios digitais para contratação. Os seguros estando neste mundo e como uma experiência melhor irá alavancar as vendas.

Qual é o papel da inovação nesse cenário em sua visão?

A inovação terá um papel transformacional na indústria. Irá tirar o mercado da zona de conforto e fará com que em um curto espaço de tempo tenhamos uma evolução muito grande, seja em produto, distribuição e experiência.

Leia ou ouça também:  Europ Assistance quer democratizar à assistência

Quais produtos estão tendo uma maior aceitação nessa indústria?

Em função da pandemia alguns produtos se destacaram, como o Seguro garantia, pois, se trata de um produto de crédito para os clientes; e o Seguro de vida individual, já que as pessoas estão buscando maior segurança e preocupadas com o que pode acontecer. E também o Saúde PME, também em função de ter um maior cuidado com a saúde.

Anúncios

Você poderia nos falar um pouco mais sobre o que é o Sandbox Regulatório?

É um marco super importante para o mercado, pois, trouxe regras mais flexíveis para a implantação de novos projetos e inovação no que tange produtos, serviço, distribuição, processo e uma maior eficiência operacional. O objetivo é que se possa testar novas operações e modelagem de uma forma mais ágil, antes de passar por um processo mais complexo de regulação.

Como a Globus Seguros têm operado na atual conjuntura?

Hoje ainda estamos trabalhando de forma 100% remota com todo o time em casa. Estamos planejando uma volta híbrida para o fim de janeiro, porém, ainda ajustando o melhor modelo. Nesse período investimos muito em tecnologia e no nosso canal de distribuição de forma a estarmos juntos aos nossos parceiros e clientes.

Quais foram os grandes desafios e as grandes conquistas da Globus nesse período turbulento?

Como todas as empresas, entramos no período de pandemia com muitas incertezas e precisamos fazer um grande exercício de olhar para dentro de casa. Com isso, conseguimos melhorar nossos fluxos operacionais, deixamos a empresa mais leve, melhoramos a comunicação com nosso time e sócios e os investimentos realizados em tecnologia deram os resultados que esperávamos. Ao longo do período passamos por uma rodada de investimento para investirmos em três principais pilares: Tecnologia, Marketing e expansão da nossa rede de distribuição, visando acelerar o nosso crescimento.

Durante esse período nosso time cresceu 32% e de 2019 para 2021 iremos dobrar a empresa de tamanho em receita. Terminamos 2021 colocando mais de R$150 milhões em prêmio no mercado. Vimos muitas empresas pisando no freio e acreditamos que era o momento de pisar no acelerador e nos preparar cada vez mais para os próximos passos da companhia.

Última atualização da matéria foi há 3 anos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Anúncios
Pular para o conteúdo
Verified by MonsterInsights