Cannabis legal está movimentando setores
O uso da cannabis está se expandindo no cotidiano mundial nos mais diversos segmentos. Com isso, a Remederi elencou os 10 principais mercados e setores influenciados pelo uso do ativo legal. A startup é uma farmacêutica brasileira que promove o acesso a produtos, serviços e educação sobre a Cannabis medicinal.
De acordo com Fabrízio Postiglione, CEO da Remederi, a cannabis legal está cada vez mais se consolidando para transformar as relações econômicas e sociais no mundo, causando efeitos em diversos segmentos. “Além de ser sustentável e ecológico, o ativo apresenta um enorme potencial econômico”. Em uma publicação no portal Businesswire, os analistas projetam que o mercado global de cannabis chegará a US$ 42,7 bilhões em 2024, de acordo com relatório divulgado pela Arcview Market Research (“Arcview Group”) e pela BDS Analytics.
Considerando essa expansão, o movimento da cannabis legal afeta diretamente setores como farmacêutico, agrícola, têxtil, alimentício e agropecuário. Além disso, influencia áreas como a medicina, cosméticos, energia, plástico e bebidas.
Conheça os 10 principais segmentos movimentados:
Medicina: a cannabis medicinal está revolucionando a forma de tratamento de várias doenças em todo o mundo. Os ativos são utilizados, geralmente, em pessoas com dores, ansiedade, epilepsia, glaucoma, esclerose múltipla, entre outros. Cientistas descobriram que a cannabis possui 540 substâncias químicas, sendo que mais de 100 são os conhecidos fitocanabinóides.
Setor farmacêutico: tem cada vez mais aplicações no tratamento de doenças. Com isso, muitas empresas da indústria farmacêutica estão tentando incorporar a cannabis em suas estratégias, pois ela tende a substituir, em algumas situações, os medicamentos tradicionais.
Cosmético/bem-estar: um dos maiores segmentos de mercado futuro de produtos de cannabis que contêm fitocanabinóides, terpenos e demais componentes químicos da planta serão os tópicos – incluindo cremes, espumas, géis, loções, pomadas e bálsamos.
Setor agrícola: o Cânhamo ou Hemp é uma das variedades utilizadas para o cultivo agrícola de grande extensão.
Setor agropecuário: cientistas acreditam que o cânhamo possa ser usado para alimentação e, com isso, beneficiar a saúde e aumentar o desempenho do gado sem causar o indesejável efeito entorpecedor, pois conta com insignificante quantidade de THC. O cânhamo seria administrado a animais por meio de farelo de sementes trituradas, pellets ou óleo como suplemento. As sementes de cânhamo são ricas em ácidos graxos como Omega 3, Omega 6, Omega 9 e GLA. Também é importante fonte de proteínas que contém todos os aminoácidos e é abundante em fibras, ajudando o sistema digestivo de um animal.
Setor alimentício: o setor se divide entre alimentos extraídos da semente do cânhamo, isto é, aqueles que possuem alto valor nutritivo, mas não contam com a presença de fitocanabinóides, e os alimentos que contam com essa presença.O interesse crescente em alimentos extraídos da semente acontece porque são saudáveis e funcionais. Em outras palavras, produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde, quando consumidos regularmente e acompanhados por hábitos sadios.
Setor têxtil: com o número crescente de consumidores interessados em produtos ecologicamente corretos, grandes varejistas e marcas de nicho de moda apostam em tecidos produzidos com as fibras do cânhamo para aumentar seus resultados.
Plástico: o plástico é versátil e relativamente barato, porém a maioria não é biodegradável, representando atualmente a maior ameaça ao meio ambiente. O cânhamo se apresenta como uma alternativa, pois é um biodegradável. Logo, trata-se de uma alternativa mais ecológica.
Biocombustível e energia: o cânhamo se adapta a uma grande variedade de solos e requer insumos mínimos para seu cultivo. Pesquisadores da UConn descobriram que o cânhamo possui propriedades que o tornam potencialmente atraente como matéria-prima para a produção de combustível diesel produzido a partir de fontes renováveis de energia (plantas).
Bebidas não alcoólicas: O mercado de bebidas não alcoólicas com infusão de cannabis está se expandindo rapidamente, com uma variedade de sucos, águas, cafés, chás e kombucha contendo em suas fórmulas o CBD e ou THC.
Sobre a Remederi:
A Remederi é uma farmacêutica brasileira, com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal. Com qualidade e produtos certificados, produzidos com selo GMP (de boas práticas de fabricação) e ISO 17065, oferece às pessoas acesso à terapia canabinóide, de forma simples, segura e fácil.
A empresa possui também o Instituto de Ensino e Pesquisa Remederi, que promove cursos com objetivo de educar profissionais da saúde a respeito de medicamentos à base de canabidiol. Com sede em São Paulo, atualmente conta com um time de mais de 25 colaboradores e prestadores de serviços.
*Com participação da jornalista Beatriz Ornelas.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Clientes bancários satisfeitos, mas atentos
abril 18, 2025O impacto econômico do entretenimento noturno em grandes cidades
abril 16, 2025O caminho para obter Golden Visa Portugal
março 23, 2025Tendências do mercado financeiro para 2025
janeiro 5, 2025Pix: uma revolução financeira em curso no Brasil
dezembro 18, 2024Cuidado com os sites falsos na Black Friday
novembro 15, 2024O estado do Mato Grosso está à venda?
novembro 7, 2024O Pix terá novíssimas regras a partir de hoje
novembro 1, 2024Abeaço desafia decisão que favorece CSN
outubro 21, 2024Biofertilizantes mudam o agronegócio do país
setembro 29, 2024Construção civil em alta atrai investimentos
setembro 18, 2024Odebrecht cria nova PJ para sobrevivência
setembro 13, 2024
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments