Economize bem aderindo às compras semanais
Você já parou para pensar de onde vem o hábito que grande parte das famílias brasileiras têm de comprar os mantimentos preferencialmente uma vez ao mês? Essa tradição surgiu entre os anos 80 e 90, período em que o Brasil vivia uma grave crise inflacionária, que promovia uma variação constante dos preços dos alimentos.
Sabemos que naquela época era realmente mais vantajoso garantir a alimentação da família em grande quantidade, uma vez por mês, mas será que essa premissa ainda vale para os dias atuais? Algumas pessoas acreditam que sim, outras acreditam que não, fato é que tudo depende do estilo de vida que você leva e da sua habilidade em controlar os gastos.
Ir ao mercado uma vez por semana oferece uma série de benefícios para o consumidor, e um deles é a possibilidade de economizar aproveitando as promoções diárias de cada estabelecimento.Outra vantagem, sem dúvidas, está em ter uma maior flexibilidade nas finanças ao conseguir diluir os gastos estrategicamente, realizando as compras conforme o vencimento do cartão ou saldo disponível na conta.
Desmembrar as compras também te permite encontrar os melhores preços de acordo com as necessidades da semana e usufruir de benefícios de diferentes redes de supermercados. Enquanto alguns estabelecimentos oferecem preços melhores para itens de feira, outros se destacam nas carnes, laticínios, mercearias, entre outros. Sendo assim, a ida semanal ao mercado permite direcionar a decisão para o local mais adequado.
Em paralelo, a maior flexibilização na organização financeira e possibilidades de escolha é um outro fator importante para economizar: o uso dos cartões de alimentação. Já que nem todos os estabelecimentos aceitam vale-alimentação e vale-refeição, ir ao mercado uma vez por semana amplia as possibilidades de garantir os alimentos em locais que contem com esse benefício e ofereçam promoções.
Além das vantagens financeiras, há também o privilégio de consumir produtos com maior qualidade. Compras semanais permitem que o consumidor tenha maior consciência em relação aos itens que sobraram em casa, e fazem com que as frutas, verduras, legumes e carnes estejam sempre frescas; afinal, os alimentos não serão armazenados por muito tempo, visto que o intuito é o consumo imediato.
Se você está precisando economizar, experimente aderir às compras semanais. Basta ter atenção com os gastos, estipulando limites para controlar o orçamento. Faça uma lista dos itens mais necessários para a próxima semana e aja com objetividade na hora em que estiver no mercado. Assim, será mais fácil controlar desejos impulsivos que possam surgir.
Última atualização da matéria foi há 2 meses
Os principais clubes cotados para o rebaixamento no Brasileirão
setembro 19, 2025Pontos de discussão do jogo da NFL 2025 em São Paulo
setembro 18, 2025Irajá diz que proibir cassinos não funciona e defende regulamentação responsável
setembro 8, 2025Wallet de criptomoedas no Brasil: o que considerar antes de armazenar seus ativos digitais
setembro 2, 2025O efeito da expressão: O que os sinais faciais da sua foto de perfil dizem sobre você online
agosto 22, 2025O novo perfil do empreendedor brasileiro e as ferramentas que impulsionam sua produtividade
agosto 18, 2025Como saber se a multa rescisória foi paga
agosto 6, 2025Como faz suco de laranja no liquidificador
agosto 4, 2025Qual a diferença entre seguro e proteção veicular
julho 31, 2025O que é um shampoo neutro
julho 31, 2025Como configurar a televisão
julho 31, 2025Como é uma cozinha americana
julho 31, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments