Sua Página
Fullscreen

Giross tornou-se uma empresa multimilionária

Anúncios
Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Um menino do interior da Bahia, que nunca tinha ouvido falar sobre Uber ou 99 Táxi, superou todas as expectativas quando criou um aplicativo milionário, que hoje alcança todo o Brasil e atende marcas como Drogasil, Subway e Pague Menos. Filipe Martins, hoje com 28 anos, veio de Brumado, onde não havia a tecnologia do delivery ou aplicativos de transporte. Sem oportunidades para criar o próprio negócio e trabalhando na oficina do pai para ajudar a família, ele seguiu encantado com a ideia de usar a inovação para resolver um problema. “Foi difícil encontrar programadores e convencê-los a embarcar no sonho, mas consegui encontrar um profissional em Vitória da Conquista, cidade próxima à Brumado”, afirma o hoje empresário, que fez questão de incluir muitos profissionais dos interiores nordestinos nos seus planos. “Quando valorizamos o que já está ao nosso redor, podemos encontrar grandes tesouros e um melhor caminho”. Foi a assim que surgiu a Giross, aplicativo para solicitar serviços rápidos e seguros de modo prático, disponível 24 horas por dia. Ele ainda diz: “A valorização está relacionada ao reconhecimento do valor inerente à pessoa, independentemente do que ela faz ou entrega dentro da empresa, já o reconhecimento está relacionado à valorização das entregas e esforços realizados pelos colaboradores. As pessoas mais diferenciadas às vezes está do seu lado e não nas capitais”.

Filipe, como você conseguiu encontrar profissionais dispostos a embarcar em seu projeto inovador de desenvolver um app de transporte e delivery?

O que faz a gente conseguir pessoas competentes, está muito atrelado no que você é, e o que você tem a oferecer para ele comprar sua ideia, pois, no mundo de hoje existem muitas pessoas que estão com várias ideias e querem profissionais para serem sócio, porém, ela não está preparada para fazer a ideia se tornar realidade ou vem com má intenções. É complicado essa situação. No começo do seu projeto a pessoa analisa mais você como empreendedor que esté liderando ele do que a empresa em si, então seja um executor, faça suas palavras diante as suas ações. Faça a execução mostrar que a sua construção é mais válida do que qualquer coisa. Seja uma pessoa de valor, valorize quem tem como princípio a lealdade e a verdade e que não desiste fácil das coisas… controle suas emoções, tenha atitude, seja humilde, saiba o que quer e não se importe com o que os outros vão achar.

Que desafios você enfrentou ao buscar programadores e convencê-los a participar do seu sonho?

Antes do Giross, eu trabalhava e nisso consegui juntar uma economia para contratar um programador no primeiro momento para fazer a primeira versão do app. Não consegui um programador como sócio. Um dos motivos foi que morava no interior da Bahia e não existiam programadores com nível e experiência que poderiam fazer o app do Giross, por ser mais complexo por conta da Geolocalização, e os de fora estavam com muitas oportunidades de ganhar muito dinheiro e não queria se submeter a um risco de uma ideia que poderia muito bem não dar em nada e assim poderia estar perdendo suas oportunidades com empresas que pagam muito bem.

Como você conseguiu lançar o aplicativo Giross após anos juntando cada centavo para investir?

Trabalhava antes do Giross. Comecei a trabalhar aos 15 anos de idade, mas comecei a juntar dinheiro aos 17 anos. Aos 23 anos eu já tinha uma quantia boa de dinheiro para investir no meu sonho, era um grande risco, pois, foi all in, investir tudo que tinha na conta para o meu sonho. Tinha na época uns 12 mil guardados. Claro que eu fiz isso sabendo que não morreria de fome e não ficaria na rua, pois, tinha meu porto seguro, que é casa dos meus pais para dormir e comer, mas mesmo assim foi uma decisão bastante difícil, pois, se desse errado, perderia tempo e as pessoas ao redor saberiam do meu empreendimento e iriam me ver com derrotado. Isso é ruim para criação de outros novos negócios. Tive que sacrificar o que fosse preciso para a Giross dar certo.

Qual foi a estratégia que você utilizou para expandir o aplicativo para mais de 180 cidades do Brasil e conquistar grandes marcas parceiras?

Hoje temos uma estratégia única que nenhum player do seguimento usa para expansão e cadastramento de entregadores de forma 100% online, sem precisar ter nenhum representante na cidade. Isso faz a escala chegar em cidades muito rápido, mas é claro, só isso não é válido, pois, o que adianta ter prestadores de serviço na cidade se o serviço não é de qualidade. Fazemos essa prospecção aliada com Customer Success, que faz o processo de garantir a melhor experiência possível do entregador.

Por que você decidiu incluir o serviço de delivery para empresas no seu aplicativo?

No começo do Giross o foco era transporte de pessoas, porém, não era suficiente para ter uma boa receita, além do mais por conta do Uber e da 99, a categoria de pessoas físicas solicitando o transporte delas é bem prostituído. Não adianta ter um bom produto ou serviço, pois, afinal alguém sempre venderá mais barato… e como as bigtechs têm dinheiro infinito, isso fazia as empresas pequenas sem capital externo ficarem cada vez mais apertadas. Com isso começamos a muda o foco para transporte de produtos, pois, o que vale é o que está no contrato e elas priorizam mais a qualidade, a agilidade e a boa experiência do que somente o preço. Vindo a pandemia foi só um pontapé e oportunidades de crescimento de algo que já estava fazendo aos poucos nos meses antes do lockdown, ou seja, estávamos preparados com tecnologia pronta para atender várias empresas.

Quais foram os principais obstáculos enfrentados ao focar no serviço de delivery durante a pandemia?

Durante a pandemia a nossa crescente foi firme, porém, em alguns momentos, nossos motoboys e nossas motogirls estavam precisando ter um maior suporte, uma maior segurança e uma maior tranquilidade, já que o cenário em todo o mundo estava gerando indecisões. Tomamos uma atitude que foi de gerar um pagamento fixo para todos os colaboradores do Giross, independente das entregas feitas naquele período. Durante boa parte da pandemia mantivemos este projeto, assegurando um valor mínimo que gerava paz para os nossos colaboradores. Muitas vezes o problema não é ainda um problema, mas temos que enxergar quais sensações e questões podem se tornar um problema depois – e já tomarmos atitudes que previnam e cuidem disto.

Como você tem se mantido em crescimento até os tempos atuais?

O nosso crescimento esta acima da média em comparação em outras empresas que são denominadas startups e que cresce somente com capital próprio. A Giross anualmente dobra o seu faturamento em comparação de 2021 a 2022 com um crescimento de 250%.

O que faz a gente crescer bem?

1) Execução ligada a estratégia

2) Negócios sem uma estratégia por trás jamais vão perdurar no longo prazo, mas claro, do que adianta a estratégia se você não pode executá-la? A estratégia precisa ser ligada a um grande propósito só que aos poucos fazendo aquilo que você consegue fazer com os recursos que você já tem. Por isso, é obrigação do CEO de qualquer companhia montar um business plan que mostra a estratégia que será usada no:

Curto prazo (trimestre); Médio prazo (anual); Longo prazo (de 3 a 5 anos)

2) Indicadores

A partir do momento que você define o seu BP “business plan”, é preciso saber quais os indicadores que mostram se estão no caminho certo ou não. Cada área da empresa deve ter seu indicador específico, e uma definição de como ele deve ser analisado (diariamente, semanalmente, mensalmente, etc).

Leia ou ouça também:  Prata valoriza 76,18% em cinco anos no Brasil

3) Processos

Toda empresa que preza por resultados precisa ter processos bem definidos. Sem isso, o fluxo de trabalho vira uma bagunça e o time passa a trabalhar de forma completamente desordenada. Defina os processos que devem ser seguidos em cada área e eduque as pessoas para segui-los à risca.

4) Cultura

As pessoas são a parte mais importante de qualquer empresa. Se você executa todos os pontos anteriores com excelência, mas peca nesse, estará fadado ao fracasso. Para ser uma empresa de sucesso, é preciso ter um time que esteja alinhado com os princípios e valores da companhia.

Qual foi o impacto da inclusão de seguros para as marcas e os colaboradores, além do score para os motoboys e motogirls, no quesito de segurança do aplicativo?

Com os seguros, as empresas ganham a garantia de que não terão prejuízos, enquanto os motoboys sentem o mesmo. É garantido que, caso algo ocorra com o produto, a marca será ressarcida, assim como caso ocorra no caminho com o motoboy, ele também terá o seguro dele. Isto gera uma confiança ainda maior na parceria entre todas as partes, evitando qualquer sensação de perda. Desta maneira, até os clientes das marcas ganham mais segurança e tranquilidade. Queremos que todos os envolvidos em cada processo de entrega possam sentir paz ao saber que o Giross está cuidando naquele momento. Quanto ao score, isso ajuda internamente, para que possamos checar motoboys e motogirls que estão se destacando, assim como ajuda as marcas também no quesito de segurança e tranquilidade. Todas as inovações que colocamos são para este processo de confiança e de facilitação.

Por que você acredita que os discursos empolgados e o networking foram fundamentais para o seu sucesso e tornaram você uma referência no Brasil?

Muita gente pensa em divulgação online hoje, e é claro que uma marca forte precisa estar com uma ótima presença na área, mas nada substitui a força do boca a boca e o networking presencial não pode ser esquecido. Foi ele que me fez conhecer pessoas que me trouxeram não apenas oportunidades, mas também muito conhecimento diferenciado. Estou sempre aberto a aprender, compartilhar informações, e isto foi o que nos levou longe. Sempre lembro também que networking não é sobre te conhecerem, mas sim sobre te recomendarem, então é sempre fundamental deixar claro os seus diferenciais, assim como utilizar o discurso realmente empolgado. O sorriso, a abertura para as pessoas… tudo isso causa nelas um sentimento recíproco e abre portas. Uma coisa que sempre faço é deixar claro o diferencial das taxas mais baixas do Giross. Quem faz as entregas através de apps como iFood ou 99 pode sofrer, ainda, com as altas taxas, que chegam a mais de 20% do valor das compras. Enquanto isto, o app Giross cobra 12% de taxa (ou menos) e pode ser aproveitado até por quem quer continuar utilizando o iFood ou outros aplicativos. Através da modalidade de Entrega Própria, as marcas podem chamar um entregador do Giross, aproveitando as vantagens, como os descontos significativos.

Quais são os conselhos que você daria para outros empreendedores que desejam seguir um caminho semelhante ao seu?

1- Você sozinho não constrói nada grandioso. Time é tudo na empresa. O mundo é feito de relacionamentos entre pessoas e uma empresa de sucesso precisa ter isso com a maior confiança possível, preferencialmente no começo do empreendimento. Escolher a melhor equipe com pessoas pró-ativas que pensam fora da caixa, treiná-las para terem um foco específico, especializando-as para que todos trabalhem em equipe otimizando resultados e motivando-as a serem as melhores recompensando-as a cada etapa alcançada.

2- Seja visionário e não tenha medo disso. Esteja sempre pensando como matar sua empresa. Um grande papel é está sempre validando seu modelo de negócio com novas ideias, com novos diferenciais, com novos métodos. Se você não fazer isso primeiro, seu concorrente fará e você cairá.

3- Entenda sobre vendas. Se você não vender o seu negócio não valerá de nada. Vendas te garante mais clientes, pois, você vai ter clientes usando seu serviço. Mais margem, mais receita, mais crescimento e mais parcerias com clientes grandes virão após fazer isso de forma.

4- O fracasso é uma parte essencial da experimentação. Por isso, não se desanime se as coisas não saírem como você espera. Se você já sabe que algo vai funcionar, então não se trata de um experimento. Experimentar é uma das melhores maneiras de conseguir o êxito. Foi neste sentido que acredito que o Giross não é nada além de um grande experimento constantemente. No final, você não é mais que o conjunto de suas decisões. Construa para si mesmo uma grande história.

Por que você valoriza a participação de profissionais dos interiores nordestinos nos seus planos de negócio?

Não é tanto o local e sim as pessoas, e no interior de onde eu vim existem muitas pessoas boas que querem oportunidades e são sagazes para conseguir crescer no mercado de trabalho. A valorização é um conceito que está ligado ao reconhecimento de todos os colaboradores, pois, eles se sentem motivados e o ambiente de trabalho se torna mais produtivo. Um ponto que posso colocar é que valorização e reconhecimento são conceitos diferentes, mas ambos são importantes para o engajamento e desenvolvimento. A valorização está relacionada ao reconhecimento do valor inerente a pessoa, independentemente do que ela faz ou entrega dentro da empresa, já o reconhecimento está relacionado à valorização das entregas e esforços realizados pelos colaboradores. As pessoas mais diferenciadas às vezes estão ao seu lado e não nas capitais. Você deve dar oportunidades as pessoas que realmente querem trabalhar e dar muitos benefícios a elas, além de reter talentos e aumentar a sua produtividade.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Anúncios
Pular para o conteúdo
Verified by MonsterInsights