Synkar está com fila de espera até o ano de 2023
A Synkar, startup brasileira que desenvolve robôs autônomos para diversas finalidades, por meio de inteligência artificial e machine learning, vai iniciar a exportação de veículos autônomos em 2022. Com plantas fabris em desenvolvimento no Brasil e na China, a empresa prevê a produção inicial de 200 unidades, que já estão completamente vendidas para empresas da Irlanda, Canadá, Portugal, Malásia e Brasil.
“O próximo ano será dedicado para ajustes de processos, por isso não vamos atender a toda demanda e estamos com fila de espera para 2023, quando pretendemos elevar a produção para 1.000 unidades por ano”, explica Matheus Theodoro, cofundador e CEO da Synkar.
Ele ainda diz: “Essa iniciativa é um marco para a indústria e mobilidade urbana no Brasil. Ela representa o domínio de uma tecnologia que poderá ser a chave para colocar o país entre os mais competitivos do mundo. A parceria com o iFood é especialmente estratégica pela sua possibilidade de massificação da tecnologia de carros autônomos”.
E acrescenta que no Brasil, a maior parte as reservas têm sido de empresas e condomínios horizontais.
Focado no mercado indoor – espaços como shoppings centers e condomínios industriais e residenciais, os robôs têm capacidade de carregar até 30kg em produtos.
A inteligência artificial de navegação permite que os usuários acompanhem o status de entrega com precisão e sua bateria tem autonomia de 12 horas.
Os veículos da Synkar são modais que atendem a uma grande diversidade de aplicações, entre elas o transporte de mercadorias.
“A aplicação dos nossos robôs não está apenas na otimização e melhoria dos serviços que para os quais já é destinado. Mas também no leque de possibilidades de serviços que ainda sequer existem, mas que serão oferecidos a partir dele”, afirma Theodoro.
No Brasil, o modelo mais conhecido dos robôs da Synkar, é a ADA, utilizada pelo iFood.
Atualmente, a ADA funciona como intermediária entre entregadores e lojas no shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e também está sendo testada em condomínios fechados da cidade, realizando o intermédio entre o entregador e o cliente final.
Os veículos autônomos da Synkar passam por treinamentos para aprendem a detectar informações importantes, identificar obstáculos como pessoas ou veículos e tomar decisões baseadas nessas informações em tempo real.
Essas informações partem de câmeras estrategicamente posicionadas, que captam imagens que são processadas por uma plataforma de inteligência artificial que as analisa e repassa para os algoritmos de localização e decisão, informando o robô sobre o ambiente onde ele se encontra e qual o possível caminho até o destino determinado.
Os robôs também têm sensores auxiliares em seu entorno, permitindo a detecção imediata de obstáculos complementando a informação visual nos processos de navegação e localização.
Além disso, contam com um sistema de raios UV-C, eliminam todos os microorganismos, incluindo o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19.
Sobre a Synkar:
Criada em 2019, a Synkar é um spin-off da Data H, startup focada no desenvolvimento de inteligência artificial aplicada.
Atualmente com operações no Brasil e Canadá, a Synkar foi fundada em Ribeirão Preto (SP) por Matheus Theodoro, Lucas Assis e Evandro Barros com a missão de levar robótica e inteligência artificial (IA) à logística.
Se tornou conhecida pela criação do primeiro RaaS (Robot as a Service) utilizado no Brasil pelo iFood, que recentemente se tornou um de seus acionistas.
*Com participação da jornalista Maria Emília Farto.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments