Empresas apostam no e-mail como comunicação
O e-mail ainda é um dos canais de marketing mais eficazes, com um retorno médio de US$42 para cada dólar gasto (de acordo com a Data & Marketing Association – DMA, 2019). E ao contrário do que se possa imaginar, trata-se de uma ferramenta de marketing complexa. Alcançar seu verdadeiro potencial requer trabalho e habilidade para gerir problemas inesperados. Para ajudar os profissionais de marketing a aproveitar esse canal, a Validity criou um guia com os princípios básicos do e-mail marketing, que engloba as dicas de como aprimorar quesitos como origem confiável, reputação sólida e conteúdo limpo. Quando um profissional de marketing clica em enviar, a jornada de um e-mail, na verdade, está apenas começando. Antes de chegar a seu destino final, passa por muitos filtros projetados para determinar a validade da mensagem e decidir onde ela deve ser entregue. Apenas quando um e-mail passa com sucesso por todos os filtros de spam é que ele chega, efetivamente, à caixa de entrada. Os filtros foram, originalmente, projetados para distinguir spam de e-mails legítimos. “O mercado brasileiro hoje atingiu um bom nível de maturidade nesse quesito, com grandes marcas tendo métricas de entrega, aberturas e cliques nos e-mails comparáveis a grandes marcas nos Estados Unidos e Europa”, afirma o diretor de Customer Success LATAM da Validity, Rodrigo Mesquita.
Rodrigo, por que o e-mail “nunca sairá da moda?”.
O e-mail tem características muito próprias do canal. Apesar dele ser considerado um canal “antigo”, a verdade é que se você quer fazer uma conta em uma rede social, precisa ter um e-mail. No mundo profissional o e-mail também domina. De fato, o e-mail vem crescendo ano após ano e até mesmo acima das expectativas.
A quantidade de e-mails enviados pelas empresas em 2020 foi o maior dos últimos anos?
2020 foi um ano atípico em todos os sentidos e não poderia ser diferente no mundo do e-mail, principalmente quando falamos de e-mail marketing. Com as pessoas em casa, lojas fechadas, todo mundo partiu para o digital e, então, o volume de e-mails aumentou muito comparado ao ano anterior. Os números da Black Friday de 2020 quando comparados ao mesmo período do ano anterior mostram um aumento de algo entre 30% e 50% ano sobre ano dependendo da indústria.
Como estava o uso dos e-mails num mundo pré-pandemia?
Estava muito bem, registrando crescimento acima das expectativas em números de caixas de e-mail disponíveis e na quantidade de mensagens enviadas.
A pandemia foi um fator que pode explicar essa explosão?
Sem sombras de dúvidas! Em um momento em que todo mundo precisava aprender a ser digital, o e-mail teve papel fundamental. Vimos até mesmo grandes players que se baseiam muito em notificações push dos seus próprios aplicativos passarem a ter uma estratégia mais focada e dedicada para o e-mail marketing.
Como as marcas estão lidando com essa ferramenta?
Apesar do aumento massivo de marcas utilizando o e-mail marketing e, consequentemente, do volume de e-mails gerados, vejo que as marcas estão lidando bastante bem com o canal. O mercado brasileiro hoje atingiu um bom nível de maturidade nesse quesito, com grandes marcas tendo métricas de entrega, aberturas e cliques nos e-mails comparáveis a grandes marcas nos Estados Unidos e Europa. Claro que ainda tem muita gente que acha que e-mail é só juntar uma lista qualquer com uma peça qualquer e mandar 3 vezes por dia pra todo mundo, mas isso nunca deu muito resultado e agora dá menos ainda. Quem quer fazer e-mail marketing de verdade tem que se informar, usar boas ferramentas e tratar o canal com o cuidado devido. Aí o resultado vem e, muitas vezes, impressiona.
Quais as principais tendências para 2021 e para os anos pós-Covid?
Estamos vendo um aumento nos e-mails que utilizam interatividade para simular uma experiência mais completa de compras. Também vimos clientes mais exigentes buscando marcas sustentáveis, com melhores processos. Uma preocupação global com dados também é tendência (e a LGPD está aqui para provar isso). Uma última tendência fala de repensar as métricas de e-mail.
Que inovações que essa ferramenta pode trazer para as empresas na busca dos melhores resultados?
O e-mail é uma ferramenta em constante evolução com foco em segurança, interatividade e performance. Podemos falar de inovações técnicas ou focadas em proteção de dados (que devem ser avaliadas e implementadas pelos disparadores de e-mail marketing), mas uma inovação com foco no cliente final é a criação do AMP. Essa tecnologia permite apresentar e-mails muito mais interativos para o cliente final, trazendo soluções que antes só existiam nos websites para dentro da caixa de entrada. Hoje já dá pra fechar uma compra de produto sem sair do seu e-mail.
Como aliar criatividade e assertividade na hora dos envios?
A palavra de ordem aqui é relevância. Suas mensagens têm que ser relevantes para seus clientes. Aquela estratégia de mandar um e-mail com muitas ofertas, para todos os gostos, isso tem pouco resultado. O legal é que o cliente está constantemente dando sinais sobre seus gostos e preferências, então colete isso, monte um e-mail para aquele segmento específico. Dá mais trabalho quebrar em segmentos, mas dá muito, muito mais resultado. E o cliente vai perceber que aquele e-mail foi feito para ele, e vai voltar na sua loja depois por conta dessa ótima experiência.
Quais mitos ditos sobre o e-marketing te trazem uma indignação como profissional?
Acho que já citei alguns aqui como “o e-mail está morrendo” ou “se não dá resultado, então manda mais”, que é relativo a essa estratégia de não segmentar. Mas um que ainda não falamos é o mito que “e-mail marketing é grátis”. De fato, quando você envia um e-mail para seus clientes, você não precisa pagar para ter mais visualizações como acontece com AdWords, por exemplo, mas o e-mail marketing precisa de investimento para funcionar bem. A marca precisa de ferramentas, equipe qualificada e tempo para criar um bom programa. Quando isso é bem feito o e-mail marketing se mostra um canal altamente rentável mostrando um retorno médio de 40x.
O LGPD mudará a forma como as empresas lidam com o e-mail marketing?
Essa é uma boa pergunta. Se você ler a LGPD do começo ao fim, ela não cita e-mail marketing, mas é claro que, para você usar os dados coletados dos clientes para uma campanha, você deve estar dentro da lei. Acho que o que muda é principalmente o conhecimento do cliente sobre a lei e seus direitos, mas empresas que já faziam e-mail marketing de forma correta, ou seja, coletando a permissão do cliente, o chamado opt-in, a LGPD não vai mudar tanto assim o dia a dia do e-mail marketing.
Esse será o principal desafio que as organizações terão que encarar nos próximos meses?
Acredito ser um desafio, sim, e que deve ser tratado não somente pela equipe de e-mail marketing, mas pela empresa como um todo. Porém, é difícil dizer se será o principal. O mundo do e-mail marketing muda muito rapidamente, então se manter atualizado é um grande desafio, mas minha aposta é novamente na relevância. Se manter relevante, com cada vez mais gente mandando e-mail, esse sim é um grande e constante desafio que equipes de e-mail marketing no mundo todo enfrentam.
Última atualização da matéria foi há 6 meses
Um evento imperdível do setor alimentício
março 18, 2024Climba desafia as multinacionais do seu setor
março 13, 2024PEC 63/123: proposta mudará a Previdência
março 8, 2024Trackfy investe em solução de alerta inovador
março 6, 2024Gupshup.io reconhecida por Juniper Research
março 4, 2024Competitividade empresarial irrigada por IA
março 1, 2024Empresário brilha no mundo da Contabilidade
fevereiro 26, 2024Mauve Group traça o norte para contratações
fevereiro 23, 2024CEO da Agência Cacau revela suas estratégias
fevereiro 2, 2024Harus: líder no mercado de marcas próprias
janeiro 31, 2024Wylinka lidera inovação com sustentabilidade
janeiro 29, 2024Várias orientações para o registro empresarial
janeiro 24, 2024
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments