Velvet anuncia benefício corporativo para startups
A Velvet, fintech focada em investimentos de startups em growth-stage, lança ao mercado o pioneiro Velvet 360º Program, benefício corporativo que visa dar liquidez para colaboradores e shareholders de startups em growth stage. Para o programa, a Velvet já selecionou e fechou acordos de ofertas secundárias recorrentes com quatro startups consagradas: Neon (Brasil), Lummo (Indonesia), Open (Índia) e Credijusto (México).
Focado em startups em estágio avançado na América Latina, India, e Sudeste Asiático, o Velvet 360º Program garante liquidez para os colaboradores que possuem stock options ou participação acionária dessas empresas. Na prática, a Velvet oferece a oportunidade dos funcionários transformarem suas opções ou ações em recursos financeiros, através de ofertas semestrais. Todo processo é realizado em conjunto com os fundadores e diretores de cada empresa para determinação das regras de elegibilidade, porcentagem de venda, e precificação das ações dos colaboradores que podem participar. A expectativa é movimentar nessas transações US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) ao longo dos próximos 12 meses.
Para Carlos Naupari, co-fundador da Velvet, a solução vem para ajudar a resolver um grande problema para os founding teams de startups em estágio avançado. “O 360º program tem como grande vantagem para as empresas a atração e retenção de talento por meio da verdadeira tangibilização dos stock options. O benefício agrega valor à empresa e faz com que ela saia na frente na hora de reter e atrair talentos”, destaca.
Edouard de Montmort, também co-fundador, ressalta que a Velvet ainda promete agregar em 2022 produtos de empréstimos com vested options em garantia e financiamento de strike price acquisition para facilitar o processo de exercício de opções. “Vemos que uma grande parte dos options holders não tem a liquidez para exercer a compra das opções e muitas vezes acabam as abandonando quando saem das empresas. Existem hoje dezenas de milhões de dólares que voltam para a tesouraria das startups pelo não exercício das opções pelos seus holders – isso é um verdadeiro pain point do ecossistema que vamos resolver.”
No futuro, com uma oferta cada vez mais crescente de startups e oportunidades de investimentos em sua plataforma, a visão da Velvet é se tornar o wallet dos colaboradores que estão recebendo liquidez através do 360 program. “Os stock options holders muitas vezes estão dentre os maiores investidores da empresa, e não faz sentido ter 100% do patrimônio investido na startup que você trabalha. A Velvet será uma opção de diversificação do portfólio dos stock option holders de hoje através de um wallet que facilitará a compra e venda de ações privadas”, comenta Montmort.
Fundada em setembro de 2021, a Velvet já realizou duas rodadas de captação de investimentos. A rodada seed, no final do mesmo ano, foi liderada pela Global Founders Capital e levantou US$ 3 milhões. Já a rodada seguinte, em fevereiro de 2022, resultou em um aporte em caráter de warehouse de US$ 200 milhões, e teve como líder a Yolo Investments, além de participação de family offices da Suíça e dos Estados Unidos.
Sobre a Velvet:
A Velvet é pioneira na modalidade de liquidity as a benefit no Brasil. A startup oferece para startups em growth e late stage de América Latina e demais mercados emergentes, o Velvet 360ª program, solução que garante liquidez para stock option holders. Fundada em setembro de 2021 pelos sócios Edouard Montmort e Carlos Naupari, a Velvet é uma empresa que opera no Mexico, Brasil, Argentina, Índia e EUA.
*Com participação da jornalista Paula Mariane.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments