Melinda Garcia abre exposição e lança um livro
Melinda Garcia apresenta a exposição “La Chair de L’Univers”, com curadoria da Tartaglia Arte, dando continuidade à mensagem impressa em sua última mostra, ‘Imortal: Arte, Alma e Futuro’, trazendo obras que transmitem sua inquietação criativa, onde a arte é viva, se movimenta e está sempre se recriando, se comunicando com o artista e os observadores. “La Chair de l’Univers” é a rede que une as forças fundamentais do Universo e, finalmente, reconcilia a Ciência com a Religião.
A mostra tem título homônimo à versão em francês de ‘La Chair de l’Univers’, a ser lançada esse mês, em versão digital, de seu livro ‘Holomovimento: Espelho D’Alma’, onde a importância da dinâmica orgânica do Holomovimento (conceito do físico David Bohm) recai sobre as teorias similares de T. de Chardin – “a vida não trabalha seguindo um fio isolado, ela empurra para diante toda sua trama ao mesmo tempo”.
“Com Melinda uma nova geração do criador aparece: aquele que abre a visão do real, que conjuga o olhar e o espírito, a beleza e a força, a harmonia e a consciência. É uma arte que integra e une. Nela reside uma linguagem nova e fascinante que leva a ver o universo e a si mesmo com novos olhos”. (Random, França)
A abertura da exposição e o lançamento do livro acontecem no dia 26 de novembro, a partir das 13h, no Espaço Cultural Correios Niterói, RJ, onde poderá ser visitada até o dia 14 de janeiro de 2023.
La Chair de L’Univers por Melinda Garcia
Estamos admirados com a grande diversidade na qual a consciência pode ser hoje examinada, objeto desta exposição La Chair de L’Univers, cujo cunho é científico.
Eu volto ao ano de 2001 quando publiquei o meu primeiro livro Espelho d’Alma, trazendo os conceitos da física moderna para os elementos subjetivos da inteligência. Nele analiso diferentes estados do ser e da consciência indo ao nível da iluminação através da observação de obras ilustres de gênios da pintura contemporânea, com comentários multidisciplinares de teorias de cientistas e intelectuais da cultura moderna. O livro na versão francesa leva o título desta exposição La Chair de L’Univers.
Sim, através da arte eu construí o que até hoje os físicos não acertaram, uma teoria quântica gravitacional da psique: a que a mente opera; sim, é preciso que haja uma inteligência, um corpo; isto é, uma esfera em que reproduzimos os mesmo processos do Universo.
Como o subconsciente nos afeta a ir até ao estado de iluminação transcendente! No senso interior de autoconsciência e auto consistência está a filosofia do cérebro. Temos uma nova teoria do sono e do sonho, onde a psique ou alma, pela não dualidade, tece a própria iluminação.
Dentre vários outros exemplos de entrelaçamento quântico comprovados no livro em questão, o mais famoso modelo de spooky action à distância é o da Transfiguração. Sim, neste evento Jesus, após se transfigurar em luz, colapsar em fótons, aparece visto simultaneamente no presente, em tempo real e dialogando com os antepassados, quebrando assim as barreiras do tempo! Devemos antes lembrar que ele andou sobre o mar, gravitar faz parte desta teoria. Foi ele o único que deu prova da sua Luz, pois os outros exemplos são apenas singularidades nuas.
A metafísica avança pela experiência de viver e ser a gravitação quântica, ter a visão do real para o qual é preciso elevar o nível da consciência, o que nos aproxima de Deus quem criou este aparato mental perfeito que nos torna matéria e carne infinita do Universo Infinito.
Sobre a Artista:
Escultora, pintora e escritora, ingressou no universo da arte aos 7 anos, com aulas na Escolinha de Arte da UFRJ. Aos 16 anos, frequentou aulas de desenho no Parque Lage e, em seguida, passou a dedicar-se às esculturas com afinco . Convidada a levar suas esculturas à Construtora Gomes de Almeida Fernandes, foi quando começou sua carreira profissional, produzindo mais de 50 obras de grande porte para jardins, halls e espaços públicos no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, como a obra “Velocidade , Alma e Emoção”, com 5 metros, em bronze, instalada no Parque Ibirapuera. Além de produzir para coleções particulares, como “Flamingos” , em bronze, com 3 metros, na Casa Roberto Marinho.
Na busca de identidade própria, trafegou por quatro diferentes fases, sendo a última a orgânica , visceral; movimento que fundou e lançou no I Congresso Holístico Internacional, em Brasília, 1987, e em exposição, em 1988, na Galeria Aktuel, RJ. Em 2017, foi premiada na Bienal – ARTE FLORENCE BIENNALE. É palestrante e autora do livro “Holomovimento: Espelho d’Alma” e “The Unified Theory”, uma abordagem multi e transdisciplinar . Recentemente, expôs no Centro Cultural Correios RJ, com uma individual do tema “Imortal: Arte , Alma e Futuro”.
Sobre a Tartaglia Arte:
A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo. Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.
O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
*Com participação da jornalista Paula Ramagem.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
Museu belga celebra arte urbana brasileira
setembro 21, 2024Rock in Rio: como é o bastidor do espetáculo?
setembro 16, 2024Gilberto Gil recebe honraria máxima da UERJ
junho 17, 2024Alta expectativa para 'Um Lugar Silencioso'
junho 5, 2024A redescoberta do gigante Machado de Assis
maio 28, 2024APAN e a regulação antirracista do streaming
maio 27, 2024Novo romance de Chris Melo encanta leitores
maio 22, 2024"Witwe" do pintor Lasar Segall é redescoberta
maio 16, 2024Bob Marley: um legado revivido por talentos
fevereiro 8, 2024Michael Jackson: o "Rei do Pop" desnudado?
janeiro 26, 2024Alain Delon: “quero morrer, a vida acabou”
janeiro 24, 2024"Rust": um pesadelo na vida de Alec Baldwin
janeiro 19, 2024Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments